TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO,ESTUDO DA DINÂMICA DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Ensaios: GESTÃO DO CONHECIMENTO,ESTUDO DA DINÂMICA DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Organizações são sistemas que representam uma gama de recursos fundamentalmente gerenciados para alcançar um ou mais objetivos em comum. Sendo estas organizações dotadas de recursos humanos, estas podem ser denominadas como comunidades sociais, em outras palavras, representam um espaço de relações. Para fins de elevar o nível das organizações e consequentemente elevar os sistemas internos da organização, o estudo do tema “Gestão do Conhecimento” se torna essencial em questões de desenvolvimento teórico para posterior aplicação, de forma que, em acordo com os padrões observados nas organizações seja possível criar modelos de otimização para as mesmas.

Em relação a gestão do conhecimento no trabalho de RUGGIERI (2010) percebe-se que com clareza crescente que o conhecimento constitui o eixo estruturante do desempenho de sociedades, regiões e instituições. A arte do conhecimento é uma trajetória humana. O conhecimento na história humana é antigo, mas quando se fala numa Gestão do Conhecimento na qual se procura o conhecimento individual e coletivo, o seu ativo é o mais importante para Gestão do Conhecimento. Um dos fatores que mais contribuiu para ampliar o conhecimento é a formação de uma massa crítica e o processo de internacionalização nas organizações. Todo o tipo de conhecimento traz a necessidade de um gerenciamento, uma gestão, no sentido de aliar a busca de conhecimento, à busca de resultados. O conhecimento adquirido deve ser revertido em produtividade, qualidade e soluções inovadoras, para sim se constituir em um diferencial competitivo sustentável. Para concepção deste trabalho de “Gestão do Conhecimento nas instituições” um tema muito amplo sobre o assunto em questão. Este estudo é elucidar sucintamente a importância de uma Gestão Conhecimento e apontar este diferencial numa instituição, as suas abordagens, e a criação de uma nova forma de trabalho.

O trabalho de MORAES& FADEL(2009), mostra que o conhecimento é criado por indivíduos, ou seja, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma sem os indivíduos que a compõe. Assim, para se ter o foco na criação de conhecimento, há que se buscar o desenvolvimento dos colaboradores. Diante de tal cenário, questiona-se a dificuldade de se estudar os comportamentos e as atitudes profissionais das pessoas envolvidas no processo de Gestão do Conhecimento em organizações, considerando-se a existência de elementos subjetivos e complexos, por envolver o trato com pessoas. Como hipótese, parte-se do pressuposto que um Modelo Conceitual, baseado na Cultura Organizacional e na Gestão de Pessoas, pode contribuir para a Gestão do Conhecimento nas organizações.

Para AMARAL (2008), o mundo dos negócios ainda está começando a descobrir o que os bibliotecários e profissionais da informação sempre souberam: sem instrumentos de auxílio à pesquisa e contexto, a informação é inútil. Estamos migrando da era da computação para a era da conectividade, do físico para o integrado. Os competidores incorporam tecnologia em tudo: telefones, computadores pessoais, ipod, gravadores. Trata-se de uma integração contínua que lhes permite estar em contato permanente. Isso traz implicações para o compartilhamento. Os indivíduos agora compartilham conhecimento, capacidade computacional, largura de banda e outros recursos para criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com