TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DIGITAL NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  21/12/2018  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÂO E ARTES

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

DISCIPLINA: ESTUDOS DE USUÁRIOS E NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 2

DOCENTE: JOBSON FRANCISCO DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: MARIANA SANTOS BRITO DE MELO

GESTÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DIGITAL NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Maceió

2018

RESENHA

Por meio de um estudo de caso em uma biblioteca da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), o presente trabalho, inicia-se com a indagação da relação entre a gestão e a mediação da informação e o serviço de referencia digital. Entende-se a gestão da informação como um processo mediante o qual se obtêm, desdobram-se ou utilizam-se recursos básicos (econômicos, físicos, humanos, materiais), para manejar informação dentro e para a sociedade a que serve (PONJUÁN DANTE, 2004). Para tanto, diante dos avanços tecnológicos nota-se a transição do “tradicional” para o “digital” nos centros de informação e a consequente implementação do serviço de referência digital. Para Merlo Vega (2009a, p.583) referência digital é “[...] um serviço oferecido por centros de informação, em que a comunicação com os usuários se realiza mediante redes telemáticas e no qual os dados ou documentos são disponibilizados eletronicamente. A referência digital é um serviço profissional, telemático e eletrônico”.

Corda (2012), aponta que a implementação do serviço de referência digital traz diversas vantagens, tais como: o acesso temporal e geográfico irrestritos; caráter anônimo da consulta; oferecimento de uma versão impressa da negociação da pergunta; caráter informal e espontâneo do e-mail, chat ou da Web, em relação aos outros meios. Contudo, suas desvantagens também devem ser consideradas, como: problemas de segurança e confidencialidade; dificuldades para conduzir a entrevista; acesso limitado ao e-mail, chat ou Internet; limitações de software e interoperabilidade; possibilidade de ignorar uma busca de informação, situação dificilmente viável na comunicação face a face ou por telefone; risco de perder mensagens, de mau funcionamento dos servidores ou de que o usuário deixe de interagir.

Durante esse processo, o bibliotecário assume o papel de mediador da informação quanto a sua gestão. A mediação da informação é toda ação de interferência realizada por este profissional da informação, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, singular ou pluralmente, individual ou coletivamente, que permite a apropriação da informação que satisfaz, plena ou parcialmente, uma necessidade de informação por parte do usuário (ALMEIDA JÚNIOR, 2009, p.92).

Posteriormente, a autora inicia uma análise do serviço de referência digital da biblioteca da FLACSO, sede acadêmica Argentina. A biblioteca dedica-se a prestar serviços e produtos a dois grupos de usuários: internos e externos. O primeiro constituído por docentes, pesquisadores, administrativos e técnicos, bolsistas e alunos. O segundo grupo composto por qualquer pessoa externa à instituição e que não se enquadre nas categorias descritas anteriormente. Sendo um dos pioneiros em nível nacional a usar ferramentas o correio eletrônico para comunicar-se com a comunidade usuária, o serviço de referência digital tem início em 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com