TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS

Alunos

Professor

Centro Universitário Leonardo da Vinci –  UNIASSELVI

PROCESSOS GERENCIAIS – Seminário Interdisciplinar VI

RESUMO

Através da evolução da internet, percebe-se que o marketing tradicional vem cedendo espaço para o marketing digital, já que suas ferramentas proporcionam uma forte comunicação e interação entre as pessoas, servindo de meio para as empresas divulgarem os seus serviços e atrair clientes, principalmente, através das redes sociais. Neste propósito, o objetivo geral do trabalho é analisar a importância desse novo mecanismo como forma de aproximação de novos clientes e fidelização dos existentes.

Palavras-chave: Marketing digital. Redes sociais. Comunicação.  

1 INTRODUÇÃO

A partir da tecnologia e das crescentes mudanças no mundo empresarial, observa-se que as empresas vêm mudando suas formas de trabalhar o marketing, já que a Internet apresenta a possibilidade de interação entre a empresa e os clientes, através de suas ferramentas.

Surge também uma nova economia baseada em informações digitais, tornando-se imprescindível a utilização da tecnologia na rotina das pessoas, principalmente para as empresas que necessitam acompanhar as diversas mudanças que ocorrem neste meio para se manterem na competitividade. A partir disso, o marketing tradicional precisou evoluir e fazer uso das ferramentas que a Internet oferece, logo, o marketing digital faz parte dessa nova era que a sociedade está inserida.

O consumidor também evoluiu e tem utilizado cada vez mais a Internet, fazendo, assim, as empresas utilizarem o ambiente virtual como um canal de marketing e comunicação.

O acesso na Internet nos últimos anos cresceu de forma acentuada, de acordo com o site do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), pesquisa realizada entre novembro de 2015 e junho de 2016 mostra que 58% da população acessou pelo menos uma vez a Internet e, que 51% dos domicílios brasileiros possuem acesso à rede, o que demonstra a importância de se trabalhar de forma efetiva o marketing digital para a comercialização de produtos e fortalecimento de uma marca. Neste aspecto, as redes sociais se tornaram importantes canais nos quais as empresas buscam lançar informações para atrair clientes.

Para um maior fundamento teórico deste trabalho, recorreu-se a ajuda de autores como: Kotler (2003, 2007, 2009), Cobra (1997), Las Casas (2004), Telles (2011), Torres (2010).

2 MARKETING DIGITAL

Como consequência da alta concorrência e as crescentes transformações mercadológicas, as empresas vivem em uma procura permanente de inovação de ideias, como forma de permanecer no mercado. Assim, entende-se que o marketing é uma ferramenta fundamental por gerar valor para a empresa. Cobra (1997, p. 34) afirma que, “o marketing é aplicável em quase todas as atividades humanas e desempenha papel importante na integração das relações sociais”, logo é considerado útil por ter a função de integrar as relações entre as pessoas.

O marketing necessita ir além da ideia de que sua função resume-se em vendas e propaganda (KOTLER; ARMSTRONG, 2007), pois, atualmente, as pessoas possuem novos hábitos, buscam novas ideias, criam novos desejos e necessidades, ditam seus anseios e as organizações precisam suprir essa demanda. Neste sentido, Las Casas (2004, p. 26), define marketing como

o âmbito do conhecimento que abrange não só a troca de mercadorias, mas também, qualquer outra troca, onde exista a realização dos desejos daquele que adquire o objeto, tendo como propósito alcançar outros objetivos da organização que não seja apenas o consumidor, levando sempre em conta, a complexidade do lugar em que se atua e o impacto que essas trocas podem causar à sociedade.

Logo, percebe-se que o objetivo principal do marketing é a satisfação dos desejos e das necessidades dos consumidores, tendo em vista, que a valorização do consumidor vem crescendo e, cada vez mais, as empresas devem ter uma orientação para o cliente, dada suas exigências e a concorrência no mercado.

Para os autores Boone e Kutz, a definição mais atual de marketing é “o processo de planejar e executar a concepção, a fixação de preço, a promoção e distribuição de ideias, produtos, serviços, organizações e eventos para criar e manter relacionamentos que satisfarão objetivos individuais e organizacionais” (BOONE; KURTZ, 2009, p. 08). Definição essa que permeia todos os serviços organizacionais, nos quais o marketing deverá atender e satisfazer aos interesses dos consumidores e das organizações.

Para Kotler (2003, p. 13), o marketing foi transformado com o surgimento da Internet, essa não é somente um novo meio de comunicação, mas representa um meio para divulgação de serviços e ideias, onde as pessoas têm buscado informações e entretenimento. Vaz (2008, p. 36) afirma que “ as novas tendências de marketing estão mudando com o advento de comunicação da Web 2.0, redes sociais, blogs, dentre outros que promovem novas interações dos internautas no ciberespaço”. Assim, é possível perceber que o avanço do marketing está ligado aos recursos tecnológicos que a Internet possui.

Entretanto, na visão de Torres (2010, p.7), o marketing digital tem se tornado importante não por conta da tecnologia, mas por causa das mudanças que vêm ocorrendo no comportamento do consumidor que tem estado cada vez mais presente na internet em busca de informações.

Logo, é possível perceber que a internet, com sua alta velocidade de compartilhamento e obtenção de grandes volumes de informação, possui um papel fundamental nas estratégias do marketing digital e com esta nova realidade, as empresas estão mudando e o marketing também, com a revolução digital, na era da informação, grande parte dos negócios é efetuado por meio de canais eletrônicos.

3 REDES SOCIAIS

As redes sociais tem sido uma das ferramentas de comunicação mais utilizada pelas pessoas, chegando a interferir na maneira como as empresas praticam suas ações de marketing. Assim, “quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações é uma rede social” (GARTON, HAYTHRNTHWAIT e WELLMAN, 1997, p. 01 apud. RECUERO, 2009, p. 05), logo as redes sociais são um conjunto de pessoas que se relacionam através de computadores com alguma finalidade, exemplificando, os sites de relacionamentos ou redes sociais são um grupo de pessoas que interagem umas com as outras para obter informações e experiências entre seus membros, compreendendo vários meios de interação, entre eles, o Facebook, MySpace, Instagram, Linkedin, Whatsapp, entre outros. Telles (2011, p. 88-101) destaca as ferramentas que algumas dessas redes sociais podem proporcionar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com