TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza Ou Assedio

Ensaios: Gentileza Ou Assedio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  5.923 Palavras (24 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 24

ESTUDO DE CASO:

Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho

Luziânia - Goiás

2013

OTÍLIO ANTUNES NETO

ESTUDO DE CASO:

Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso Superior Técnico em Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Economia do Setor Público; Ética, Política e Sociedade; Fundamentos de Administração e Metodologia Científica.

Luziânia - Goiás

2013

SUMÁRIO

1​INTRODUÇÃO​3

2​DESENVOLVIMENTO​4

2.1​ESTILOS DE LIDERANÇA​4

2.2​DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO​5

2.3​ÉTICA​6

2.4​CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL​7

2.5​MULHER E ECONOMIA​9

3​CONCLUSÃO​11

REFERÊNCIAS​12

10

1 INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

No caso proposto “Gentileza ou Assédio: Conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” de Ana Paula Pinto Damasceno nos sugere um conflito bastante comum, para não dizer corriqueiro, no ambiente de trabalho. Não me refiro a esta situação especificamente, mas ao assedio moral em si e as causas que o levaram a existir. De mão de tantas informações é possível explorar esse conflito de todos os ângulos possíveis com o auxílio dos temas abordados e identificados nesta situação e que nos leva a refletir quanto às possíveis causas que originaram o conflito, proporcionando-nos analisá-lo de diferentes pontos de vista.

O objetivo é observar e analisar a postura dos envolvidos, suas diferentes formas de agir, reagir e lidar com os problemas e conflitos, principalmente, nos casos em que os próprios líderes estão incluídos. Uma coisa é gerenciar a situação de fora imparcialmente, outra bem diferente, é estar envolvido e ter de conduzi-la de maneira ética e profissional, procurando minimizar os transtornos causados às partes e ao clima organizacional. Como já dizia Newton, para toda ação há sempre uma reação [...], no meio organizacional não é diferente, uma vez que toda ação tem sempre uma consequência seja ela boa ou ruim, e precisamos arcar com a responsabilidade de nossos atos.

Tudo ao seu modo afeta o ambiente e as relações de trabalho, desde a temperatura do ar condicionado até a atuação do líder. Esses fatores podem ser irrelevantes, a exemplo dos problemas com as estruturas físicas da organização, Ou eles podem ter dimensões gigantescas chegando desestabilizar uma equipe inteira, interferindo no seu rendimento, no convívio, nos relacionamentos interpessoais e principalmente na qualidade do serviço.

DESENVOLVIMENTO CONFLITO NO AMBIENTE DE TRABALHO.

O texto retrata um conflito no ambiente de trabalho em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com