TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração X,Y.Z

Trabalho Universitário: Geração X,Y.Z. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 19

DESAFIO DA GESTÃO COM A DIVERSIDADE DAS GERAÇÕES

Fabiana Ferreira dos Santos

Ana Paula Pim

Denise Alves Dias

Francielle Ciriaco da Silva

Fernanda Jardim dos Santos

Curso Técnico de Administração

ETEC Classe Descentralizada Sertãozinho

Orientadora: Érica Helena Moreira Silva

RESUMO

O cenário de mudanças competitivas impulsiona as organizações a buscarem inovações no intuito de atender a nova lógica social de mercado. O grande diferencial tem sido os investimentos em pessoas, já que são elas que fazem a diferença na idealização e encaminhamentos de ações que favorecem a produtividade e a rentabilidade das empresas.

Nesse sentido, essa pesquisa busca identificar como a gestão de pessoas dinamiza propostas e práticas que atendam a diversidade encontrada nas gerações X, Y e Baby Boomers ao buscar um objetivo comum para a empresa, uma vez que elas apresentam valores, visões e características distintas entre si.

1. INTRODUÇÃO

O departamento de recursos humanos se tornou uma estratégia dentro das organizações, se tornando um diferencial, por atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização e desenvolve ações para o aumento do rendimento de todos os colaboradores e consequentemente da empresa. O profissional do RH deve desenvolver suas competências e implementar práticas inovadoras. Ele é um agente de mudanças e deve estar apto a ser um estrategista.

Os estudiosos da administração buscam sempre entender os problemas que envolve as pessoas no dia-a-dia nas empresas. As organizações preocupam-se bastante com esse fator, e uma das soluções é estabelecer boas relações entre o empregado e empregador.

Por meio da história que abrange a trajetória do trabalho, bem como os inúmeros estudos que acompanham esse segmento é que se pode entender sobre os diversos aspectos sociais, humanos, políticos e funcionais que compõem as organizações.

As atividades desenvolvidas e as ações projetadas oportunizaram uma ampliação da visão geral que envolve os contextos e culturas empresariais no que se refere à constituição do quadro funcional

“As organizações são feitas por pessoas. Provavelmente, ao lidar com organizações, nenhum outro conhecimento é mais útil do que o conhecimento sobre o ser humano” (CASADO, 2007)

2. GESTÃO DE PESSOAS

As atividades de gestão de pessoas cumprem seu papel para captar, reter, desenvolver pessoas de talento, que farão o diferencial das organizações.

Além dessas atividades a gestão de pessoas usa técnicas de seleção e recrutamento, relacionamento entre os colaboradores e empregadores.

A gestão de pessoas é tão importante, porque as empresas são feitas exclusivamente de pessoas e todo seu sucesso ou fracasso depende delas para atingir seus objetivos e suas missões. Diante disso é muito importante função de se preocuparem com o desenvolvimento intelectual e psicológico de todos os seus funcionários, fornecendo a eles capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional, e assim um planejamento e um plano de atividade para fazer uso de forma segura de todas as modernidades que cercam uma organização, para que se consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, aonde não só a empresa se beneficie, mas também seus empregados.

Fala-se muito de “apagão de mão de obra qualificada”, dando-se grande destaque ao baixo nível de formação acadêmica dos jovens profissionais. Entretanto, o mercado corporativo está percebendo que o problema é bem mais complexo. A principal deficiência observada é a falta de experiência sobre tudo da cultura corporativa, que possui sutileza que somente são alcançadas depois de pequenas cicatrizes profissionais.

Gestores destacam que, como os jovens não estão preparados nem engajam nas “causas” da empresa, não podem expor-se aos riscos de delegar a eles desafios, uma vez que as falhas são proibidas. Enquanto isso, os jovens estão “gritando” por oportunidade para alcançar experiência profissional.

3. DIVISÃO CONTEMPORÂNEA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A complexidade do trabalho nas organizações, as suas múltiplas e variadas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios têm como corolário a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho. Atualmente, observam-se na pesquisa e na prática organizacionais, mudanças importantes nas estratégias motivacionais utilizadas nas organizações. A tendência é substituir as estratégias centradas na recompensa associada ao desempenho esperado. O comportamento organizacional trata da compreensão dos indivíduos, seus hábitos e de seus impactos no ambiente de uma empresa, podendo assim melhorar a eficácia organizacional.

O entendimento do comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois guia o trabalho dos líderes, evitando problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. Além disso, é possível encontrar profissionais que precisam de aprimoramento e valoriza aqueles que se destacam em determinadas funções.

“Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo de que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas” (ROBBINS, 2005, p.6).

3.1 O DESAFIO DO RH NA GESTÃO DAS GERAÇÕES

Depois que a inovação passou a ser fator determinante para o crescimento de uma empresa, o papel do RH nesse processo começou a ser discutido.

Os recursos humanos têm que proporcionar à organização soluções para que os seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, atento a todos os anseios pessoais e do ambiente social dentro da organização. O papel do setor de Recursos Humanos dentro de uma corporação é:

• Desenvolver a sensibilidade necessária, práticas criativas e inovadoras nos colaboradores. Este setor também tem o dever de fazer com que a inovação não seja apenas “criada”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com