TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Social

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A maioria das empresas brasileiras são representadas, em sua grande maioria, por empresas familiares, equivalendo, segundo estudo da Sebrae, a 90% do total das companhias, representando um importante papel no cenário do desenvolvimento do país.

Entretanto, segregar a relação familiar do profissional é uma das maiores dificuldades apresentadas pelas consultorias especializadas. Soma-se a esse fato o maior desafio da empresa, que é a sucessão, pois uma pequena parte dessas empresas sobrevivem após seguidas gerações.

Nesse contexto, aplica-se essa situação para a Indústria de Bebidas Pira, ao qual o patriarca da empresa, Dr. João Barroso e seus dois filhos, Paulo e Iran, devem procurar uma profissionalização de sua gestão através de modelos de governanças corporativas de consultorias.

1. Perfil dos Sucessores do Dr. João

De acordo com Chiavenato (2007), os elementos delineadores para definir as competências essenciais em uma gestão de empresas são:

Nesse quesito, constrói-se uma tabela identificando as respectivas competências e habilidades naturais ou adquiridas pelos sucessores conforme mostrado pela seguinte tabela:

2. Análise das competências e habilidades dos sucessores

De acordo com o ítem anterior, é de suma importância analisar tais competências e habilidades identificadas pela tabela anterior, apontando quais devem ser aprimoradas para uma sucessão sem ruídos, conforme mostrado pela tabela abaixo:

3. Análise das competências e habilidades dos sucessores

De acordo com os ítens anteriores, é de suma importância analisar tais competências e habilidades identificadas pela tabelas até aqui apresentadas para fim de atribuir a característica do novo gestor e obter a tomada de decisão em relação à aposentadoria do Dr. João.

Alinhando as expectativas em relação aos sucessores, procede analisarmos os perfis de cada um. No caso de Iran, ao qual é uma pessoal de excelente habilidade técnica, com ótimo conhecimento sobre os processos dos produtos da empresa e com facilidade de aplicar no trabalho novas técnicas e/ou metodologias, é provável que tenha uma característica mais técnica, voltada aos procedimentos de fabricação/obtenção e inovações. Entretanto, pelas características apontadas nas tabelas, é provável que seja deficitário, em um modo mais amplo, no quesito de gestão/administração da empresa. Contrapondo a este fato, seu irmão Paulo possui características de gestor tais como: liderança, visão global e senso crítico, levando ao resultado da análise como o candidato mais adaptado a suceder a direção da companhia.

Neste caso, Dr. João poderá se aposentar em breve, levando a uma mudança de natureza reativa, na decisão de substituí-lo por Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com