TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 9

Questão 1

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo Berté (2012), a gestão ambiental encontra na legislação, na política ambiental e em seus instrumentos e na participação da sociedade suas ferramentas de ação. 

Analise as afirmativas a seguir. 

Sobre a questão ambiental brasileira nas décadas de 1980 e 1990: 

I - o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) tinha como um dos propósitos – compatibilizar a ação Municipal, Estadual e Federal.

II – o objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente foi a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia a vida.

III – a política de proteção à saúde humana era uma das linhas de ação importante do II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).

IV - O Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) tinha como um dos propósitos: a política de preservação de recursos naturais. 

Estão corretas as afirmativas:

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

II – III – IV  

I – III – IV  

I – II – III Está errada: o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) tinha como um dos propósitos: a política de preservação de recursos naturais. Correto é: os propósitos do SISNAMA eram: integrar e coordenar a política ambiental e compatibilizar a atuação municipal, estadual e federal. p. 151 aula 04

I – II – III – IV  

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 10/10

Questão 2

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo Berté (2012), o termo ISO é muito usado como antepositivo, que vem do grego isos e significa “igualdade”, “padronização”, porém é, também, muito comum utilizá-lo como referência ao órgão elaborador das normas, nos livros e na linguagem empresarial. 

 

Qual é o objetivo da rotulagem ambiental no processo de desenvolvimento sustentável?

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

Fiscalizar e multar.  

Certificação.

Comunicar ao consumidor um aspecto diferencial do produto. Objetivo da Rotulagem ambiental é comunicar ao consumidor um aspecto diferencial do produto. p. 197 aula 05

Impulsionar modificações nos padrões tecnológicos.  

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 0/10

Questão 3

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo Berté (2012), no âmbito de ação da gestão ambiental, existem situações em que os instrumentos de proteção ambiental são aplicados em áreas degradadas, com passivos ambientais. Não se trata, nesse caso, de um processo de prevenção, mas sim de recuperação. 

O tratamento de resíduos de origem animal ou vegetal (estrume, folhas, papel, restos de comida, entre outros) constitui-se em um processo biológico de decomposição de matéria orgânica.

Esse processo chama-se:

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

incineração.  

saneamento do solo.  

compostagem. Compostagem é o tratamento de resíduos de origem animal ou vegetal (estrume, folhas, papel, restos de comida, entre outros) que se constitui em um processo biológico de decomposição de matéria orgânica. p. 184 aula 04

tratamento de resíduos.  

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 10/10

Questão 4

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo Berté (2012), os impactos ambientais são ocasionados por choques de interesses diretos ou indiretos, envolvendo o homem e a natureza. Esses confrontos são classificados como positivos ou negativos, diretos ou indiretos, ocasionais ou permanentes, locais ou globais. Nesse embate, desmatamentos, queimadas, erosão, aumento ou redução da camada de ozônio, efeito estufa, inversão térmica e poluição são as consequências mais graves.  

“O resultado dessa análise, resulta no documento denominado Prognóstico da qualidade ambiental da área de influência, o qual possibilita a prescrição de medidas mitigadoras e de procedimentos para os impactos.”  

Estamos falando da:

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

análise dos impactos ambientais. Análise dos impactos ambientais: o resultado dessa análise, resulta no documento denominado Prognóstico da qualidade ambiental da área de influência, o qual possibilita a prescrição de medidas mitigadoras e de procedimentos para os impactos. p. 129 aula 03

análise do meio físico.  

análise do meio biológico.  

análise do meio antrópico.  

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 10/10

Questão 5

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo Berté (2012), os impactos ambientais são ocasionados por choques de interesses diretos ou indiretos, envolvendo o homem e a natureza. Esses confrontos são classificados como positivos ou negativos, diretos ou indiretos, ocasionais ou permanentes, locais ou globais. Nesse embate, desmatamentos, queimadas, erosão, aumento ou redução da camada de ozônio, efeito estufa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com