TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Dissertações: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário:

1) Escreva com suas palavras a definição de impacto ambiental. Após responder a esta pergunta, procure a definição deste termo (fazendo uma citação a um autor ou legislação) e verifique se você compreendeu o conceito e definiu corretamente.

Impacto ambiental: É a utilização dos recursos naturais sem controle, de forma desordenada. São situações criadas pelo homem que degrada o meio ambiente, o desmatamento, a poluição, extração dos combustíveis fósseis e má utilização dos recursos.

Definição: Segundo o Artigo 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente”.

2) Faça uma reflexão dos impactos ambientais negativos considerando a utilização de tecnologias, para os seguintes cenários:

a) países desenvolvidos;

O Japão teve um exemplo recente de um impacto ambiental sofrido, mesmo com toda tecnologia investida nas usinas de Fukushima, não foram suficientes para evitar um desastre, a extração de petróleo em muitos países desafiam cientistas a inventarem tecnologias avançadas que nem sempre são eficientes ou sofre com a falha humana. Isso é um problema, pois há muita degradação em volta dessas extrações de combustíveis fosseis. Na verdade, há muita tecnologia para extração, para reparo em casos de acidente a situação é complicada, dependendo do “acidente”, devasta regiões.

b) países não desenvolvidos.

Um país não desenvolvido também tem seus impactos ambientais, o Brasil pode ser um exemplo, o rio Tiete em São Paulo é um deles, a água já está tão poluída que não é apropriada para o consumo humano. Outro exemplo é em nosso estado, aqui em Mato Grosso há muito desmatamento, queimadas, extração de recursos naturais, poluição da cidade que chega ao pantanal por rios. Nestes casos a tecnologia ainda não foi empregada para aliviar e/ou minimizar a degradação, de certa forma, contribui indiretamente e diretamente com os impactos ambientais.

Questionário

1) Faça uma pesquisa e comente sobre outros acidentes ambientais que tiveram grande repercussão nacional.

Derramamento em Cataguases

O vazamento de resíduos químicos do reservatório da Indústria Cataguases de Papel e Celulose, região da Zona da Mata mineira, ocorrido no dia 29 de março de 2003, atingiu os rios Pomba e Paraíba do Sul e consequentemente 39 municípios da Zona da Mata e 8 cidades do norte do Rio de Janeiro, originando prejuízos ao ecossistema e à população ribeirinha, que teve o abastecimento de água interrompido.

O volume de rejeitos sólidos foi superior a 1,4 milhões de m3, material resultante do cozimento da madeira para a extração da celulose, composto basicamente de hidróxido de sódio e material orgânico, além de chumbo, enxofre, hipoclorito de cálcio, sulfeto de sódio, antraquinona e outros metais utilizados na fabricação de papel.

O resultado da análise de amostras coletadas na época, pela Feam em quatro pontos da área de influência do reservatório não indicaram a presença de compostos orgânicos tóxicos em concentrações elevadas. A análise não identificou também no córrego Cágado e no rio Pomba metais pesados, acima dos limites determinados pela legislação ambiental.

Vila Socó – Cubatão

Por volta das 22h30 do dia 24/02/1984 moradores da Vila Socó (atual Vila São José), Cubatão/SP, perceberam o vazamento de gasolina em um dos oleodutos da Petrobrás que ligava a Refinaria Presidente Bernardes ao Terminal de Alemoa.

A tubulação passava em região alagadiça, em frente à vila constituída por palafitas. Na noite do dia 24, um operador alinhou inadequadamente e iniciou a transferência de gasolina para uma tubulação (falha operacional) que se encontrava fechada, gerando sob repressão e ruptura da mesma, espalhando cerca de 700 mil litros de gasolina pelo mangue. Muitos moradores visando conseguir algum dinheiro com a venda de combustível, coletaram e armazenaram parte do produto vazado em suas residências. Com a movimentação das marés o produto inflamável espalhou-se pela região alagada e cerca de 2 horas após o vazamento, aconteceu a ignição seguida de incêndio. O fogo se alastrou por toda a área alagadiça superficialmente coberta pela gasolina, incendiando as palafitas.

O número oficial de mortos é de 93, porém algumas fontes citam um número extra oficial superior a 500 vítimas fatais (baseado no número de alunos que deixou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com