TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Ensaios: Gestão Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

1. Princípio do planejamento

Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.

2. Princípio da preparação dos trabalhadores

Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga.

3. Princípio do controle

Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.

4. Princípio da execução

Consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.

b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)

1ª Crítica: Mecanicismo da Administração Cientifica – O engenheiros achavam que com os estudos de tempos e movimentos a produção seria alcançada com a máxima eficiência possível, dessa forma aumentaria os lucros das empresas e também dos empregados, porém o sistema encontrou uma forte discórdia entre trabalhadores e sindicatos, pois o homem era visto e analisado como uma máquina.

2ª Crítica: Superespecialização do Trabalho – Essa forma de buscar a eficiência dos operários teve como intuito maximizar os lucros da organização em curto prazo, com baixo nível salarial e às altas tensões sociais, além de gerar um alto nível de rotatividade de profissional. Essa nova “ordem” privava os operários da satisfação pessoal que o trabalho propiciava, pois no alto índice de especialização extrema do operário tornava-o supérflua sua qualificação.

3ª Crítica: Ausência de Comprovação Científica - A administração cientifica é bastante criticada por pretender desenvolver uma ciência sem apresentar dados comprobatórios de seus princípios. O método utilizado é bastante empírico e concreto onde o conhecimento é alcançado pela evidência e pouquíssima experimentação cientifica para comprovar as teses

4ª Crítica: Limitação do Campo de Aplicação – Esse campo da administração restringiu-se, também, aos problemas de produção na fábrica, sem considerar os demais aspectos da vida da organização, como áreas financeiras, comerciais, logísticas, etc.

2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)

a) Elenque e discorra sobre as fundamentais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: produção sofre influência do grupo de trabalho mais do que incentivos financeiros;

O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: As mudanças tecnológicas e a abordagem mecanicista tentam romper essas relações sociais;

A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar: chefes democráticos, persuasivos e simpáticos com todos. Chefes que entendam a lógica dos trabalhadores.

O ser humano é motivado essencialmente pela necessidade de “estar junto”, “ser reconhecido”: só alcança a eficiência considerando as necessidades sociais e psicológicas dos trabalhadores.

b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.

O grupo informal pode ser entendido como um grupo que surge da interação espontânea entre pessoas que se encontram, discutem e trocam (HUCZYNSKI et al., 2001). Segundo Ackroyd e Thomson (1999), os grupos são organizados de forma autônoma em torno de interesses comuns, onde são definidas as características da sua comunidade e estabelecem-se limites e identidades.

3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático. (Vale 1,0 ponto)

Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.

Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.

O ponto de convergência das duas está em uma vez escolhido o caminho ou tomada a decisão (Eficácia), executar de forma produtiva, em tempos adequados, nas quantidades certas e no tempo previsto é Eficiência.

Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time de craques passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e de beleza plástica incomparável, os jogadores dão dribles desconcertantes no adversário, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, fazendo certo aquilo que tem que fazer. Já o adversário num único lance vai ao ataque numa troca de passes sem muita classe, com jogadores quase se atrapalhando, mas quando chega na área, num único chute, marca o gol da vitória (eficácia).

4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Que fatos históricos importantes ocorreram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com