TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estrategica De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Estrategica De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Gestão Estratégica de Pessoas pode ser compreendida como a mobilização, orientação, direcionamento e a administração do fator humano ao elaborar uma estratégia para a organização, envolvendo o setor de gestão de pessoas e garantindo que todos na organização tenham percepção das estratégias e caminhem junto a empresa. Mascarenhas (2008) relata o caso da "Souza Cruz S.A" que a partir da criação de um website possibilitou o acesso de todos às informações da organização. Os gestores de pessoas colocaram no conteúdo do site algumas frases de reflexão e motivação que gerava o sentimento de fidelidade, maior propensão à criatividade, etc. Percebe-se com isto como uma simples ferramenta pode gerar sincronia e movimentar os colaboradores da organização. (Fonte: administradores.com.br)

A gestão estratégica de pessoas, longe de ser simplesmente um controle de direitos e obrigações dos colaboradores, é uma atividade complexa, que tem evoluído e trazido muitas novidades à gestão organizacional. Nesse contexto, o atual paradigma comporta os seguintes pressupostos, EXCETO:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

O desenvolvimento das pessoas deve ser conduzido pelas expectativas da organização, ou seja, deve ser efetuado em respeito não à individualidade, mas aos objetivos que a organização almeja atingir e na observação e imitação da concorrência.

Resposta Correta: c.

O desenvolvimento das pessoas deve ser conduzido pelas expectativas da organização, ou seja, deve ser efetuado em respeito não à individualidade, mas aos objetivos que a organização almeja atingir e na observação e imitação da concorrência.

Feedback da resposta:

Com a total transformação do papel do homem no mundo do trabalho que passa a exigir dele maiores conhecimentos, criatividade e inovação constante, o modelo de Gestão Estratégica de Pessoas visa otimizar esse conhecimento existente para gerar crescimento e vantagem competitiva à organização. As pessoas e seus conhecimentos passam a ser a principal base da nova organização. A abordagem da Gestão de Pessoas indica que o trabalhador deixou de ser um recurso organizacional para ser visto em toda a sua capacidade e riqueza.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Não é difícil encontrar empresas que são verdadeiras "prisões intelectuais", cerceando o próprio direito de pensar de seus funcionários, são frases como: "Aqui você não é pago para questionar e sim para executar", ou "Não invente, faça somente o que está previsto", que refletem um pensamento mecanicista e inviável atualmente, tais empresas precisam urgentemente perceber que o grande diferencial nas organizações é seu capital humano, pois a tecnologia cada vez mais fica acessível a todos. (Fonte: GuiaRH.com.br).

Assinale a alternativa correta, no que se refere ao o que melhor caracteriza as organizações que aprendem.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

São organizações com capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimento, bem como modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos.

Resposta Correta: b.

São organizações com capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimento, bem como modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos.

Feedback da resposta:

O processo de aprendizagem organizacional é uma forma de alavancar o conhecimento, uma vez que por meio da aprendizagem as empresas conseguem adaptar, criar e recriar processos e atividades, requisitos fundamentais para as organizações que procuram vantagens competitivas sustentáveis. A aprendizagem só ocorre quando resulta de uma ação modificadora. A aprendizagem organizacional ocorre quando a organização é capaz de alterar seus padrões de desempenho a fim de antecipar e/ou reagir às mudanças ambientais, descartando padrões que não são mais necessários. A partir do momento que as empresas adotam a aprendizagem como um processo que incorpora erros e acertos é que se tem um ciclo de aprendizagem.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Para Garvin et al (1998, apud BALCEIRO E BALCEIRO, 2001), um empresa aprende por diversos motivos: pela curiosidade (é necessário encontrar uma maneira melhor de realizar um determinado processo ou tarefa); pela experiência (quando se realiza algo novo ou alguma mudança que funciona ou melhora um processo ou tarefa, ou quando se verifica que alguma coisa não dá certo e não se repete o erro no futuro); pela circunstância (quando se aprende algo ocasionalmente); ou mesmo devido a uma crise (quando há a necessidade urgente de transformação para manter-se ou voltar a ser competitiva). A grande questão é planejar este processo, a fim de que ele possa ocorrer de maneira rápida e sistemática, sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, para que ela se mantenha competitiva no cenário das suas concorrentes.

A aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, considere os seguintes aspectos:

I. Devem-se valorizar os velhos métodos para assegurar a continuidade das experiências.

II Deve-se incentivar o agir, para experimentar; o refletir, para avaliar a experiência e, o disseminar, que possibilita o intercâmbio de conhecimentos entre as pessoas.

III A falta de canais de comunicação que possibilitem a troca entre as pessoas envolvidas na organização pode constituir um fator restritivo à aprendizagem organizacional.

IV A aprendizagem é um processo da organização, não envolvendo questões dos indivíduos que a compõem.

V Deve-se buscar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da organização.

Estão corretas as afirmações:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

II, III e V

Resposta Correta: a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com