TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica Na Segurança Pública

Trabalho Universitário: Gestão Estratégica Na Segurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Gestão Estratégica na Segurança Pública

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Situação geral

O Brasil conta com mais de 5.500 Municípios que cobrem todo o seu território, como uma colcha de retalhos.

Dessa forma, todos os eventos, em qualquer campo do poder, quer político, econômico, social e o de segurança pública ou mesmo militar de defesa, tem como base um ou mais Municípios.

Os Municípios são reconhecidos como “entes federados” lhes cabendo direitos e deveres, ante ao ordenamento jurídico brasileiro, como compete, também aos demais membros da Federação.

Para que fossem mantidas as normas sociais e a preservação dos bens municipais, principalmente, foram criadas as Guardas Municipais.

Situação particular

Você, diplomado em Gestão em Segurança Pública, integrante dessa área de atuação do Município onde reside, é chamado a opinar sobre os rumos a serem dados à recém criada Guarda Municipal.

De acordo com a situação acima e seus estudos, responda:

a. A criação deveria ser integrante de um Planejamento Estratégico Municipal ou Estadual? Justifique. (2,5 pontos)

Deve ser em coordenação entre os dois órgãos, pois assim o Estado saberia qual município necessitaria de mais policiais, sem desperdiçar recursos, ou seja, mandar um número excessivo de policias para um local aonde possui recursos e condições próprias de manter uma GM e deixar outro com pouco, que não tem como ter sua própria Guarda.

Caberia ao Poder municipal levantar pontos estratégicos e julgados importantes para fiscalização e a atuação de sua guarda, caberia a GM mais o papel de operação presença, e de preservação da ordem pública, segurança de estabelecimentos públicos e seus arredores e levantamento de informes.

Já as forças estaduais ficariam com áreas mais críticas, continuaria com o patrulhamento ostensivo, principalmente, nestas áreas e fazendo contato contínuo com a GM para troca de informações, a força Estadual ficaria mais com o poder de repressão.

b. A regulamentação desse órgão deveria contemplar qual o tipo de prevenção de acordo com a criminologia? Justifique. (2,5 pontos)

Prevenção primária.

Todas as escolas criminológicas fazem referencia a prevenção do delito. Estas escolas afirmam que não basta reprimir o crime, isto e, e necessário antecipar-se a ele.

Prevenção primária é aquela que se orienta à raiz do conflito criminal, para neutralizá-lo antes que o problema se manifeste. Educação e socialização, casa, trabalho, bem-estar social e qualidade de vida são os âmbitos essenciais para uma prevenção primária.

A prevenção primária opera sempre a longo e médio prazo e se dirige a todos os cidadãos. Suas estratégias são direcionadas para a política cultural, econômica e social, cujo objetivo último é dotar os cidadãos de capacidade social para superar de forma produtiva eventuais conflitos.

c. A população local poderia ter aumentada a sua sensação de segurança, pois cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com