TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental e sua importância

Tese: Gestão ambiental e sua importância. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

A Gestão

A palavra “gestão” significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição a ser gerida ou administrada.

As idéias administrativas surgiram aproximadamente no ano de 5000 a.C., quando sumérios procuravam uma maneira para resolver problemas práticos. Esse sistema foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, e se desenvolve até hoje.

A Revolução Industrial provocou o aparecimento de empresas e modernizou o sistema administrativo. Com o crescimento industrial os profissionais decidiram buscar soluções para os problemas usando métodos de ciências.

Em resposta ás suas necessidades, duas conseqüências foram provocadas:

a) A desorganização das empresas com crescimento acelerado, onde se fez necessária uma administração científica eficaz;

b) Necessidade de maior produtividade para destacar-se em meio à intensa concorrência no mercado.

As funções de um gestor compreendem o planejamento, análise e soluções.

A gestão também pode ser definida como um conjunto de regras que regem uma empresa ou atividade comercial, a fim de administrá-la com maior eficácia.

A Gestão Ambiental e sua Importância

A Gestão Ambiental é um sistema de administração que se relaciona com a sustentabilidade e planejamento ambiental, abrangendo vertentes econômicas e sociais, que visa o uso de práticas e métodos administrativos para reduzir o impacto ambiental pelas empresas.

Foi na década de 60 onde se iniciou uma ligeira preocupação com o meio ambiente devido à escassez de matéria-prima num futuro próximo. Entretanto foi nos anos 70 e 80 que essa preocupação realmente tornou-se uma discussão entre os países. Em 1972 aconteceu a 1º Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, onde foi assinado o “Tratado de Estocolmo”, que tratava sobre o problema com poluentes tóxicos e a saúde pública, impondo aos administradores melhoras na relação meio ambienteXempresa. A partir de então, as empresas viram a necessidade de criar um departamento especificamente voltado para as questões ambientais.

Em 1990 as empresas perceberam que poderiam utilizar do tema para atrair clientes á suas marcas, e começaram a utilizar estrategicamente a visão socioambiental como jogada de marketing. Com isso surgiram outros interessados, como acionistas e compradores, que passaram então a exigir das empresas um relacionamento com o meio ambiente.

O gerenciamento de uma empresa que tem como objetivo uma administração ambientalmente consciente podendo resultar em pontos positivos como redução de custos, novas oportunidades no mercado, inovação, entre outros.

O Sistema de Gestão

O Sistema de Gestão é um modelo operacional adotado para gerir uma empresa. Na gestão ambiental existem práticas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm como objetivo obter melhor desempenho ambiental, controle e redução de impactos.

O Desempenho Ambiental consiste na mensuração de resultados da gestão.

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental busca identificar estrategicamente oportunidades que reduzem os impostos sobre o meio ambiente, melhorando também sua situação perante o mercado.

A gestão ambiental é fundamentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com