TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário de Sociologia Sobre trabalho (parte)

Por:   •  6/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

REVOLTA DA CHIBATA

LOCAL/LOTA :  Rio de Janeiro

DATA DO MOVIMENTO : Começou no dia 22 de novembro de 1910.  E terminou no dia 27 de novembro de 1910.

PRINCIPAL LIDER : João Cândido (Almirante Negro)

CAUSAS :  O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta. O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso.

CONSEQUENCIAS : O presidente da época, Hermes da Fonseca,  se viu na necessidade de acatar as reivindicações dos manifestantes, e deu sua palavra em relação a realização das exigências do movimento. Os marinheiros a favor do movimento acreditaram na palavra do governante e entregaram suas armas e a embarcação, porém Hermes não cumpriu o trato e baniu alguns marinheiros que fazia parte do motim. Não satisfeitos, os marinheiros mais ávidos por mudanças provocaram um novo levante na Ilha das Cobras, porém fora severamente encoberto pelas tropas do governo, resultado em muitas mortes e o restante banidos da Marinha.

REVOLTA DA VACINA

LOCAL/LOTA : Rio de Janeiro

DATA DO MOVIMENTO :Entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904.

PRINCIPAL LIDER : Não houve uma liderança na Revolta da Vacina, ela foi realizada pela população que estava descontente com o projeto de urbanização de Rodrigues Alves e a reforma sanitária, que previa a vacinação obrigatória, exaltando os ânimos da população, que reagiu ao autoritarismo do governo.

CAUSAS : A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.

DÁ UMA OLHADA NESSA SEGUNDA PARTE PFV SE FOR DESNECESSARIA EXCLUI

O clima de descontentamento popular com outras medidas tomadas pelo governo federal, que afetaram principalmente as pessoas mais pobres. Entre estas medidas, podemos destacar a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), que desalojou milhares de pessoas para que cortiços e habitações populares fossem colocados abaixo para a construção de avenidas, jardins e edifícios mais modernos.

CONSEQUENCIAS : O governo federal suspendeu temporariamente a vacinação obrigatória.

O governo federal decretou estado de sítio na cidade (suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais).

 Com força policial, a revolta foi controlada com várias pessoas presas e deportadas para o estado do Acre. Houve também cerca de 30 mortes e 100 feridos durante os conflitos entre populares e forças do governo.

Controlada a situação, a campanha de vacinação obrigatória teve prosseguimento. Em pouco tempo, a epidemia de varíola foi erradicada da cidade do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com