TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez precoce e desestruturação familiar

Artigo: Gravidez precoce e desestruturação familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A desestruturação familiar reflete no cotidiano escolar de varias maneiras como a indisciplina a falta de dialogo entre professor , aluno e família, dependências químicas, gravidez precoce, falta de recursos, violência física de alunos contra aluno ou professor e a desvalorização do professor e do conteúdo.Hoje o papel do professor não é somente mediar o ensino e aprendizagem é também o orientador do aluno para a vida, a responsabilidade de educar foi transferida dos pais para a escola.

Os alunos já carregam comportamentos que precisam ser estimulados ou contraídos, os professores devem usar práticas e métodos para ensinar novos conhecimentos aos alunos, mas o ensino brasileiro não acompanhou a evolução que aconteceu com a sociedade, por isso muitas vezes o professor não pode exercem algumas práticas porque a educação ainda executa os métodos tradicionais.

É preciso hoje uma evolução na estrutura escolar e familiar para obter mais condições de ensino não só aprendizagem intelectual mais moral também, pois temos a responsabilidade de mediar o aluno para suas evolução como homem na sociedade.

Gravidez precoce,e desestruturação familiar

Índice de gravidez precoce nas escolas envolve a estrutura da famíliar, as amizades e suas influencias, o meio onde vivemos tudo isto abrange o comportamento dos alunos. É impressionante como os jovens ainda desconhecem informações de como se prevenir, a gravidez precoce não entende como um comportamento isolado do sujeito, deve ser estudado como função das variáveis do meio e a estruturação dos adolescentes.

Em algumas décadas atrás era vista de um modo geral como erro muito grande, onde havia punição, ou as meninas casava ou eram expulsas de casa pelos pais, um reforço positivo e negativo do comportamento, para a contração deste ato.

O fato de hoje ser mais visível a grande quantidade de adolescentes grávidas, pode ser pela rebeldia onde as meninas querem descontar um problema, tem como visão a solução de engravida para sair de casa, ou por medo da perda do namorado, a falta de dialogo na família e a desestruturação familiar que acaba gerando estes comportamentos.

Os conflitos e crises de um sistema familiar ineficiente geram dificuldades para a criança, cabe à escola a responsabilidade das mudanças comportamentais. Construindo com os alunos o saber para que eles entendam que a Gravidez não é apenas um fato, uma responsabilidade, ou um problema, mas sim uma criança que pode ter interferência pelo mesmo fato que o dos pais, e isso pode ser um comportamento de gerações futuras mostrando ao aluno que é ele que constrói o futuro.Para se trabalhar a gravidez nas escolas é preciso a mediação do professor onde construirá estratégias, informações e conhecimento, encontrando meios de solucionar e contrair esses comportamentos, proporcionando então estímulos para o aluno compreender cada situação e problema. Um exemplo são projetos seminários e palestras.

 Seminários e projetos sobre saúde e sexualidade;

 Familia;

 Gravidez precoce;

Após a execução de todo o planejamento poderemos fazer uma avaliação com pesquisas, ou seminários dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com