TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA GRAVIDEZ PRECOCE

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

                                 

           NOMES:                                                                           RA:      

                                               ROSEMARY DOS ANJOS SILVA                              3808635274

                                               SARAH SILVA MACEDO                                           4351869072    

       SIMONE MACHADO DE LIMA                                3888796552

                                                SUELI F. ROCHA OLIVEIRA                                   4311751680

        TATIANA ARAÚJO CAVALCANTE                        3830720892

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

GRAVIDEZ PRECOCE

TAGUATINGA – DF

ABRIL – 2015

                      NOMES:                                                                           RA:      

                      ROSEMARY DOS ANJOS SILVA                            3808635274

                      SARAH DA SILVA MACEDO                                   4351869072                            

                      SIMONE MACHADO DE LIMA                               3888796552

                      SUELI ROCHA DE OLIVEIRA                                 4311751680

                      TATIANA ARAÚJO CAVALCANTE                        3830720892

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

GRAVIDEZ PRECOCE

 Análise bibliográfica apresentada na Disciplina de trabalho de conclusão de curso como requisito básico para a conclusão do curso de Serviço Social.

                                   Tutor (a) à Distância: Josi Greffe

TAGUATINGA – DF

ABRIL – 2015

Análise Bibliográfica

Foi realizada uma pesquisa a respeito de autores que poderiam auxiliar na elaboração do artigo cientifico com o tema: gravidez precoce.

Bibliografia

Justificativa

Artigo Gravidez Precoce, de autoria de Vieira Miguel/ http://vieiramiguelmanuel.blogspot.com.br/2014/10/gravidez-precoce-trabalho-completo-por.html

Este artigo aborda sobre o aumento de gravidez precoce, devido ao inicio prematuro dos adolescentes na vida sexual, ele contextualiza as consequências da gravidez precoce. Estas estão relacionadas a problemas psicológicos, a depressão pós-parto, o aumento da taxa de mortalidade, abandono do estudo e complicações no futuro.

Nele também é especificado sobre a importância da adolescente começar o pré-natal, assim que a gravidez for diagnosticada, a necessidade do apoio da família e o acompanhamento de um psicólogo para tratar do estado emocional desta, para que ela tenha um olhar mais positivo sobre esta situação, sabendo lidar com as dificuldades de uma gravidez. Foi importante a escolha deste artigo, pois ele ira auxiliar no desenvolvimento do trabalho de conclusão, pelo fato de ter abordado aspectos relacionados às causas, consequências da gravidez precoce e a necessidade de uma intervenção imediata na vida da adolescente para proporcionar a esta uma vida com maiores expectativas.

 

http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3999/-1/maternidade-na-adolescencia.html

Este artigo mostra as dificuldades vivenciadas pelas adolescentes durante a descoberta da gravidez, incluindo as mudanças de comportamento, o processo de amadurecimento, as causas do problema, estatísticas e a prevenção. Analisa as consequências e as mudanças psicossociais ocasionadas nessas adolescentes na fase de maternidade precoce até o processo final da gestação. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica a partir da pesquisa em outros artigos científicos. Este material será muito útil, pois permitirá relacionar as questões que iremos abordar em nossa pesquisa, e que serão abordados na construção de nosso artigo científico. Os artigos pesquisados foram escolhidos, porque reúnem informações relevantes sobre a gravidez na adolescência.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA

http://www.redesindical.com.br/abenfo/viicobeon_icieon/files/0603.pdf

             O presente artigo traz relatos de algumas depoentes que contam como são encaradas pela família em relação à gravidez precoce no contexto familiar, o artigo fala que a gravidez precoce quase sempre é encarada inicialmente com sentimento de decepção e rejeição por parte de alguns familiares.  Algumas são até agredidas fisicamente pelos pais ou familiares, porém com o passar do tempo, as famílias acabam aceitando o fato e contribuindo para o bem estar da adolescente e do bebê até o fim da gravidez. Este artigo é importante, pois aborda sobre algumas experiências vivenciadas por algumas adolescentes e algumas reações apresentadas pelas famílias, cuja estas informações poderão dar base para a realização do artigo cientifico.

               Autora: Bocardi; Maria Inês

Brandão. Titulo: Gravidez na Adolescência: o parto enquanto espaço do medo. Editora: São Paulo: a Arte & Ciência; Marília, editora  Unimar 2003,  Ed 1º  

            No livro gravidez na adolescência, a autora Bocardi, faz uma analise das consequências da gravidez na adolescência; esta introduz na assistência a saúde da mulher adolescente, uma temática pouquíssima falada ou mesmo quase nada trabalhada. A autora faz uma breve analise da diferença entre o atendimento feito pelo SUS e o particular mostrando suas particularidades positivas e negativas, mostrando um total despreparo da saúde no tratamento com as adolescentes gravidas.  

            A insegurança está presente em todos os momentos desta situação; tamanho é o despreparo destas adolescentes para serem mães. Foi de fundamental importância à leitura deste livro, pois a autora de forma muito esclarecedora mostrou a carência de profissionais entendidos no assunto da saúde no trato com estas situações envolvendo adolescentes gravidas, e a preocupação de que estes profissionais voltem o olhar para estas situações de forma mais compromissada, e fazendo com de forma indireta os leitores da assistência social que lerem este livro tenha uma visão critica e compromissada ao auxiliar a área da saúde nesta situação, será de muita valia esta informações para o desenvolvimento do trabalho com mais qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com