TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez Precoce

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO SOROCABA

SERVIÇO SOCIAL – 7º SEMESTRE

Alethéia Lopes Mendes, RA 3815680231.

Ana Carmem, RA 4301777849.

Diane Marques Nunes, RA 3829686396.

Marcia Maria De Oliveira Penna, RA 3823687710.

GRAVIDEZ PRECOCE- O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL DENTRO DESSE CONTEXTO

SOROCABA

2015

Alethéia Lopes Mendes, RA 3815680231.

Ana Carmem, RA 4301777849.

Diane Marques Nunes, RA 3829686396.

Marcia Maria De Oliveira Penna, RA 3823687710.

GRAVIDEZ PRECOCE- O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL DENTRO DESSE CONTEXTO

SOROCABA

2015

Sumário

1        GRAVIDEZ PRECOCE- O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL DENTRO DESSE CONTEXTO        

1.1        JUSTIFICATIVA        

1.2        ADOLESCÊNCIA:        

1.3        FATORES QUE INFLUENCIAM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA        

2        PROBLEMA        

2.1        FATORES BIOLÓGICOS        

2.2        FATORES PSICOLÓGICOS:        

2.3        FATORES SOCIOECONÔMICOS:        

2.4        PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA MÃE ADOLESCENTE        

2.5        CARACTERISTICAS DA MÃE ADOLESCENTE        

2.6        INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AS GRÁVIDAS ADOLESCENTES        

3        CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE A PESQUISA        

  1. GRAVIDEZ PRECOCE- O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL DENTRO DESSE CONTEXTO

O interesse pelo tema “Gravidez precoce” se deu a partir da proximidade cotidiana com adolescentes que se encontravam gestantes fazendo pré- natal no campo de estágio, (Centro de Especialidades da Cidade de Iperó e também, que participam do programa GEMA- (GERANDO MÃES, no CRAS de Salto de Pirapora, tudo vivenciado no âmbito de estágio por duas alunas deste grupo), a partir de então foi se delineando a necessidade de obter uma maior compreensão acerca do tema em questão. Delimitamos como objeto deste trabalho o estudo sobre as principais causas de uma gravidez na adolescência e suas implicações.

Tem como principal objetivo contribuir na construção de indicativos dos principais motivos e/ou circunstâncias, que ponto esta situação implicará em mudanças em sua vida como reorganização, reestruturação e adaptação, identificando assim a forma que estão lidando e que irão lidar com essa nova realidade, inclusive na parte da adequação em que refere- se de deixar de ser criança, adolescente, para ser mulher e mãe (responsabilidades).

Nossa principal hipótese é de que uma gravidez nesta fase da vida, não tem como explicação a falta de informação por parte destas adolescentes, que estão inseridas em uma sociedade da informatização na qual se tem acesso a todo tipo de informações advindas desde os meios de comunicação até o acesso à internet, o qual uma ampla parcela da população tem acesso.

  1. JUSTIFICATIVA

Adolescência é uma fase peculiar do desenvolvimento humano, porém não é reconhecida ou não recebe grande destaque em todas as culturas e sociedades. Cada sociedade tem sua forma diferenciada de conceber esta etapa da vida. Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) a adolescência é o período compreendido entre 10 e 19 anos de idade. No caso brasileiro desde a Constituição Federal de 1988 os adolescentes passaram a ter prioridade sendo considerados legalmente como sujeitos de direitos em fase de desenvolvimento. Em 1990 foi aprovado sob a Lei 8.069/90 o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reafirmando os seus direitos formalmente. De acordo com o mesmo, adolescente é a pessoa que tem entre 12 e 18 anos de idade. A ECA propõe uma nova forma de fazer a política de atendimento à criança e ao adolescente, adotando a Doutrina da Proteção Integral, incentivando a descentralização, municipalização e a participação da sociedade civil no processo de construção das políticas públicas de atenção nessa área.

  1. ADOLESCÊNCIA:

O que se entende por adolescência?

Adolescência é uma etapa da vida da qual todos nós passamos, quando deixamos de ser criança (á partir dos 12 anos, aproximadamente) que vai até os dezoito anos, é nesse período que se tem início a puberdade, na qual ocorrem grandes mudanças físicas, psicológicas e emocionais.

Essa é a fase de transição e transformação da adolescência para a vida adulta, nesse momento ocorrem as “mudanças” (tanto hormonais quanto as emocionais) ditas transformações sociais, onde o adolescente começa a ter o convívio social em praças, bares e festas se relacionando com pessoas da mesma idade ou não.  Fazendo amizades, o qual pode ou não influenciar seus valores éticos e morais, nesse momento a sexualidade começa a aflorar no adolescente.

Nesta fase os adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes á pessoa humana (Segundo a ECA), sem prejuízo da proteção integral de que trata a lei, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, e social, em condições de liberdade e dignidade.

Segundo Martins (2005) “(...) aos doze anos inicia-se a adolescência que se prolonga até os dezoito anos (...)”, sendo assim essa é a fase da vida que se caracteriza por tensões e conflitos. Conforme Martins (2005). (...) a adolescência inicia justamente pela crise da puberdade e de identidade, ocasião em que as transformações fisiológicas e morfológicas começam a impor-se fortemente, influenciando sem dúvidas, o desenvolvimento da personalidade. É nessa fase da adolescência que o indivíduo (adolescente) procura a sua maturidade, conquistando a sua própria e total autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (328.9 Kb)   docx (115.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com