TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez Precoce

Por:   •  30/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o tema gravidez precoce ou chamado também como gravidez na adolescência.

A gravidez na adolescência tem causado sérias implicações por ser um período de transformações que acaba atingindo a adolescente e seus projetos sociais como um todo, e se apresenta como um fenômeno que vem sendo discutido cada vez mais a cada ano no Brasil. Por ser motivo de preocupação, este estudo buscou compreender o significado da gravidez na adolescência e os fatores nela envolvidos, tendo como objetivo analisar as mudanças ocorridas no cotidiano familiar e social de adolescentes grávidas, bem como descrever a reação da família e do parceiro na descoberta da gravidez, investigando os motivos que levaram a adolescente a engravidar precocemente e as principais consequências na sua vida.

O trabalho foi feito para melhorar esclarecer as duvidas dos jovens, por isso, cada tópico foi criado como pergunta, para que não fique duvidas que o principal objetivo do trabalho seja fornecer as melhores respostas e com fácil entendimento, para que cada adolescente leve esse aprendizado para vida toda.

O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE? QUAL SEU OBJETIVO EM NOSSA PESQUISA?

A interdisciplinaridade é como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato. Uma pesquisa interdisciplinar garante maior interação entre os alunos com os educadores, sem falar na experiência e o convívio grupal. Através disso, juntamos a importância e a necessidade da falta de um conhecimento ''aprimorado'' com base no assunto: gravidez na adolescência. Tendo por base o nosso conhecimento jurídico, interligado com a psicologia o que nos leva ao conhecimento de problemas sociais diversos.

O QUE É GRAVIDEZ PRECOCE OU GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos, pois o corpo da menina ainda esta em fase de amadurecimento e desenvolvimento ate esse período e quando ocorrem podem trazer muitas consequências para a vida dos adolescentes em questão, além do fator saúde. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada e nem desejada. No Brasil os números são alarmantes.

Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai assim como as famílias de ambos também passa pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.

QUAIS FATORES CONTRIBUEM PARA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EXISTIR?

No decorrer do século vinte e início do século vinte e um, inúmeras transformações nos mais diversos campos aconteceram: econômico, político, social.

Essa situação favoreceu o surgimento de uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados. O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.

Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a desestruturação familiar. Seja por separação, seja pelo corre-corre do dia-a-dia, os pais estão cada vez mais afastados de seus filhos. Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes, a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis apenas quando o problema já se instalou.

A adolescência já é uma fase complexa da vida. Além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, outros assuntos preocupam e permeiam as mentes dos jovens: escola, vestibular, profissão. Mesmo existindo campanhas e mais campanhas de conscientização na rede pública de saúde e nas escolas em geral, além dos postos de saúde distribuir gratuitamente preservativos. O aconselhamento dos pais é primordial para essa fase, conversar sem medos e tabus pode ser a melhor forma de prevenir os jovens de acabarem antecipando suas vidas e tendo que encarar uma gravidez na adolescência.

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR PARA QUE SEJA EVITADA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?

• Conversando com seu filho, seja ele homem ou mulher. Não se pode ter medo de conversar sobre sexo com seus pais, quanto mais rápido o assunto for inserido ao meio familiar, mais fácil será evitar uma gravidez indesejável ou doenças sexualmente transmissíveis.

• Levando ao ginecologista, não há regra sobre a idade certa de ir ao ginecologista, mas a primeira menstruação pode ajudar a tocar no assunto e assim marcar uma consulta. Ter o acompanhamento dos pais nesse momento é muito importante.

COMO PREVENIR A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?

Vamos citar alguns pontos importantes que devem ser explicados detalhadamente para os jovens que já tem vida sexual ativa ou que irão iniciar que seguindo com cuidado irão evitar a gravidez na adolescência.

CAMISINHA:É o método contraceptivo mais seguro chegando a oferecer 90% de segurança em relação à gravidez. Além da gravidez previne também todo tipo de doença sexualmente transmissível. Além disso, pode ser utilizado tanto pelo parceiro (camisinha masculina) quanto pela parceira (camisinha feminina). Não se esquecendo, que sua aquisição é fácil. Tanto pode ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde como comprada a um preço acessivo em supermercados e farmácias. O único cuidado que deve ser tomado é o de observar se o produto tem o selo do imetro e se está dentro da data de validade.

A camisinha deve ser colocada do lado correto com cuidado para não entrar ar e evitar que estoure ou fure. Deve ser retirada logo no final do ato sexual e descartada no lixo.

ANTICONCEPCIONAL:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com