TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guardiões e Especialista

Por:   •  11/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Guardiões e especialista

Guiddens faz uma distinção entre governantes e guardiões, ou seja governantes ou funcionários, que dão ordem e guardiões que fornecem interpretações. Weber por sua vez estava preocupado com o papel dos especialistas na sociedade moderna, por isso ele enfatizou os contrastes que ele estabeleceu entre tradição e especialidade, que tinha a ver com a legitimidade dos sistemas de autoridade. Ele discutiu estes sistemas através da categoria autoridade tradicional, que se refere mais aos governantes do que os guardiões, excepto no contexto de sociologia da religião. Já Guiddens preocupou-se mais em separar os especialistas dos funcionários, porque os funcionários são em sentido amplo do termo…..2ªpag

Tradição na modernidade

A modernidade segundo Guiddens, destrói as tradições, mas que é relevante a uma colaboração entre a modernidade e a tradição foi muito importante nas primeiras fazes do desenvolvimento social. De acordo com o texto, embora a tradição tenha sofrido alterações devido a influências externas ela permanece tradicional co a essência da época moderna. Guiddens fala da existência da escrita, o que que possibilitou a existência prolongada das formas tradicionais. Por isso grande parte da tradição permaneceu na comunidade local. A sociedade pós-moderna é diferente das outras sociedades, pois nala o estado-nação e a empresa capitalista, ambos possuíam o poder devido a desenvolvimento de novos mecanismos de vigilância e controle, que permitiu melhor qualidade de reintegração social. De acordo com Guiddens, as primeiras instituições modernas dependiam das tradições, através desta também criaram algumas novas. A reflexibilidade institucional tornou – se p principal inimigo da to estudo da tradição, o abandono foi paulatinamente acompanhado de um crescente distanciamento no tempo e no espaço.

Globalização e abandono da tradição

Segundo Guiddens, o estudo  da globalização seria uma analise dos sistemas do mundo, a enquanto que a tradição por sua vez diz respeito a organização de tempo e do espaço. É o que acontece também com a globalização, excepto pelo facto de que uma ocorre em sentido contraria a outra. Enquanto que a tradição controla o tempo e o espaço mediante seu controle de tempo, com a globalização é a distancia.

Descentralização*

 As tradições

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com