TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gurus Da QUalidade

Artigo: Gurus Da QUalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Conheça quem são e o que desenvolveram e contribuiram para a qualidade.

Com certeza qualquer profissional ligado a qualidade, já ouviu ao menos um destes nomes e ou de seus desenvolvimentos e ou pensamentos, ele com certeza contribuiram para o que chamamos de qualidade e suas ferramentas, é impossivel não lembrar dele atráves de um CEP e ou na implantação de um Poka Yoke. Conheça estes que para mim com certeza são os grandes mentores desta area.

Walter Shewhart

Shewhart lecionou e trabalhou com W. E. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado.

Armand V. Feigenbaum

Definiu, nos anos 50, o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção da qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade dos diversos grupos numa organização, para permitir produtos e serviços mais económicos que levem em conta a satisfação total do consumidor".

W. Edwards Deming

Adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Action), ou ciclo de Shewhart.

Joseph M. Juran

Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:

O planejamento da qualidade: Identificar os clientes, determinar as suas necessidades, criar características de produto que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o nível operacional.

A melhoria da qualidade: Reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria em uma tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação da qualidade, avaliar a progressão dos projetos, premiar as equipes vencedoras, divulgar os resultados, rever os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias e incluir os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.

O controle da qualidade: avaliar o nível de desempenho actual, comparar com os objectivos fixados, tomar medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.

Philip B. Crosby

Crosby definiu a política de qualidade como o estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão da qualidade, cada um estabelece a sua.

Kaoru Ishikawa

Ihikawa sistematizou os sete instrumentos para o controlo da qualidade:

Análise de Pareto

Diagramas causa-efeito

Histogramas

Folhas de controle

Diagramas de escala

Gráficos de controle

Fluxos de controle

Genichi Taguchi

Em termos gerais há quatro conceitos de qualidade atribuídos a Taguchi:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com