TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia economica geral

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  4.642 Palavras (19 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 19

Capitulo 1

Concepções: Feudalismo

      Ao falarmos de feudalismo, a primeira imagem que se dá é a de uma sociedade totalmente medieval. Existem várias definições de feudalismo, alguns autores o relacionam diretamente aos nobres da época, outros da relação entre nobres e camponeses.
     Os feudos, eram terras que tinham um senhor feudal(suserano) e os camponeses (vassalos), onde os vassalos serviam diretamente ao seu senhor (para alguns historiadores militarmente, já para outros, era uma relação mais de servidão mesmo). Nessa época não havia um estado propriamente dito (o poder político era exercido apenas pelo suserano) , mais sim uma relação entre os vários feudos e seus senhores feudais .
     É certo dizer que essas interpretações de feudalismo convivem entre si, não existe uma incompatibilidade nessas informações, mas os historiadores preferem usar a sua própria definição de feudalismo, por isso, é bom ter várias definições pois ajuda a entender melhor da época em cada aspecto.

Origens do Feudalismo

      De origem medieval, é errado dizer que o feudalismo esteve presente em toda idade média (476 d. C até o Século XV). Uma definição da origem do feudalismo é a de que, após o ataque dos bárbaros, o poder se descentralizou e vários povos foram pro campo.
     Até o ano 1000, era os povos viveram da guerra apenas, para conquistar outros territórios e crescer cada vez mais, como não tinha um estado, houve uma relação de suserano e vassalo, onde a principal obrigação do vassalo era militar (pois havia muitas guerras por território).
      Com os bárbaros enfraquecidos, a política era exercida apenas por senhores isolados em seus feudos.com a chegada dos bárbaros, a escravidão que era a base de Roma foi perdendo força e sendo substituída pelo campesinato (onde antigos escravos iam trabalhar nas terras dos senhores feudais, em troca de um lugar para viver), ao início parecia justo trabalhar para os senhores, mas se mostrou contrário pois por conta da guerra, os camponeses não tinham nenhuma garantia de segurança.
     Mesmo com as explicações da origem do feudalismo, é certo dizer que em torno do ano 1000, havia uma relação de servidão entre os senhores feudais e os vassalos.

                                             

A organização econômica do feudo: O senhorio

    Os feudos (termo um pouco impreciso) eram os lotes de terras dos senhores feudais, mais conhecidos com senhorio. Podiam chegar a até 4000 hectares de tamanho.
   No senhorio havia 2 locais principais, o Centro de Domínio, que era onde residia o senhor feudal e sua família, e as terras cultiváveis onde ficavam os camponeses. Nas terras cultiváveis, a família vivia do que plantava, além de ter de produzir excedentes ao seu senhor, que era cobrado pelo próprio senhor ou por um representante.
    Existia 4 formas de pagar tributos ao senhor, um era a Banalidade (onde o camponês que iria produzir algo no centro de domínio, devia deixar metade do que produzia) , a Talha ( que era um imposto aos camponeses devido ao fato de sustentar os seus senhores ) , a Capitação ( que era um pagamento anual e justificado como doação ) e a mão morta ( quando um servo morria, deveria ser dado o melhor animal ao senhor ) .
     

                                             

                                   

A expansão do Sistema Feudal da Europa Ocidental

      A Idade Média ficou conhecida como Idade das Trevas pois a tecnologia nesta época evoluiu muito pouco em comparação com Roma e Grécia. Mesmo assim, não pode se dizer que não teve nenhum crescimento nesta época (Troca de bois pelo cavalo, carroça com 4 rodas, rotação de 3 terras ao invés de 2 como era), o que pode ter diminuído o avanço tecnológico foi o fato de que com a maior produção agrícola, os senhores feudais cobravam mais impostos sobre o aumento de produção.
     Como foi um período de muitas guerras, a população aumentou muito pouco no começo do feudalismo, só após muitos anos é que teve um bom crescimento (1000 a 1350 d.C). Também pelo fato de com a diminuição dos conflitos, sem pessoas morrendo, o aumento populacional seria muito maior.
       Com esses e mais acontecimentos, pode se entender o motivo do aumento da população e o crescimento na Alta Idade Média mesmo com o mesmo sistema (Feudalismo).

                         

 O Ressurgimento do Comércio na Europa Ocidental e seu impacto sobre a Sociedade Feudal

      No feudalismo, a economia quase não existia. O motivo de tamanho declínio da economia devia-se ao fato de Roma ter sido destruída pelos bárbaros em 476 d.C .
     Mas não é totalmente certo dizer que foi somente causado pelos bárbaros, a economia tinha entrado em declínio antes mesmo dos bárbaros, devido a ataques de povos nas áreas próximas ao mediterrâneo, que impediu a navegação na área e consequentemente, diminuiu o comercio.
      A partir do ano 1000, teve um grande aumento comercial na Europa, uma hipótese seria de que os feudos aumentaram sua produção e tiveram grandes excedentes, estimulando a troca entre eles. Outra seria de que a forma como era o feudo (obrigação dos servos a viver para seus senhores) foi substituído por pagamento, ou seja, o servo recebia dinheiro para servir o seu senhor. Com o fim da obrigação ao senhor e pagamento em dinheiro, teve um fim a servidão.



A Crise Feudal                            

      Muitos dizem que a crise do sistema feudal se deu ao fato de surgir a peste negra na Europa a partir do ano 1300, mas este não foi o marco inicial da crise feudal. O início da crise se deu pela fome que se instalou nessa época, devido a colheitas medíocres (causadas também pelo frio da Europa), que gerou um aumento nos preços no comércio.
     O aumento da mortalidade (Peste negra) agravou e muito o início da crise feudal, a população foi muito reduzida (principalmente camponeses), com a população reduzida, a produção de alimento diminuiu muito e as áreas colonizadas também. Muitos fugiram com medo de pegar a peste.
     Como a população foi diminuindo a demanda pelos produtos diminui também, deixando os senhores com lucro muito baixo. A forma de reerguer a economia foi aumentar a produção de outros bens (já que o cereal estava com a demanda muito baixa) como na pecuária.
     Estes acontecimentos fizeram com que os camponeses fossem mais livres, não viver apenas da obrigação com seus senhores, mas ganhar um pagamento em dinheiro por isso (melhorou um pouco a situação dos camponeses com a diminuição da renda dos senhores).
     Com a nova forma de economia, focando em outros produtos, e a forma de produção (deixando de ser corveia para ser pagamento) abriu espaço para o início de outra forma econômica, o Mercantilismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com