TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Historia Economica Geral

Por:   •  20/5/2016  •  Ensaio  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

1-A Inglaterra ao se articular como centro hegemônico mundial ao fim das guerras napoleônicas, pode por fim levar seus interessares a nível global. Exportar para todos os países e incentivar o livre cambismo para facilitar a entrada de seus produtos nos países. Importar matérias primas e vender manufaturados. Porém também vender as próprias máquinas das manufaturas.Na Europa (França e Alemanha) e nos EUA os interesses convergiam no sentido de que o avanço da produção primária dependia do aumento da infraestrutura de portos e ferrovias. A Inglaterra também influenciou a industrialização na medida em que disponibilizava grandes fluxos de capitais através de credito bancário, o livre cambismo, e a grande circulação de mão de obra. Se os interesses locais convergiam no mesmo sentido que o da Inglaterra, provavelmente culminariam em industrialização, como foi o caso dos 3 países.

2-A indústria de qualquer país necessitava da superação do feudalismo para crescer. Portanto onde a velocidade dessa superação foi mais ou menos lenta , também a industrialização o foi. Onde forças particulares prevaleceram a industrialização atrasou. Onde as forças da burguesia se aliaram a realeza e venceram a acumulação se deu de forma mais acelerada. No caso Francês a Revolução aboliu o antigo regime e por ter sido aliada entre servos e burgueses ela garantiu a vitória lenta sobre o feudalismo, mas também gerou uma divida eterna para com os camponeses. No caso da Alemanha a burguesia foi primeiramente derrotada nos vários pequenos principados que compunham o império. Essa burguesia ficou sem poder político. Somente em fins do século 19 é que começa a união economia (zolverein) com a Prússia e posteriormente a união política. O caso Russo foi semelhante, a consolidação do Estado se deu junto com o aprofundamento dos laços servis o que retardou o processo de industrialização, a nobreza era privilegiada e o campesinato era cobrado, somente com o apoio do Estado é que o país pode se industrializar.

3-Como nos países de industrialização atrasada ainda deviam enfrentar a concorrência com a pioneira Inglaterra e a mercantilização da produção não foi suficiente para unificar e consolidar. O setor de bens de consumo não era forte o suficiente para isso e só se implantou por já existir na Inglaterra. A situação somente mudou quando houve necessidade de integração dos mercados via ferrovias. Grande indústria que custava muito mais caro e havia necessidade de muito mais investimento em meios de produção. O DI subordina o DII. Havia muito mais demanda por meios de produção.. A industrialização através do DI puxava os outros setores a evoluírem juntos.

4-Os países de industrialização atrasada necessitavam de um volume de credito muito maior dado a fragilidade de sua burguesia e seu atraso em relação a Inglaterra. Era preciso alcançar o avanço na primeira, mas também na segunda revolução industrial.Tanto por parte do Estado (credito) quanto do mercado (sociedade por ações). Os bancos de investimento principalmente, pois eles concediam credito em longo prazo e possibilitavam aos empresários o poder de compra necessário ao empresário para centralizar e direcionar recursos a novos meios de produção.

5-Quanto mais atrasado era o sistema em relação aos países que já se industrializaram, maior devia ser a interferência e o auxílio do Estado para que esses países alcançassem o mesmo nível de desenvolvimento industrial. No caso do Japão fim do período Tokugawa culminado com a abertura forçada dos mercados aos EUA (perry)1867.império assumiu a característica militarista e industrialista para se defender. Foram feitas muitas mudanças econômicas e sociais. O estado teve papel fundamental, na reforma tributária, Reforma política e criação de moderno exercito e marinha nacionais.Reforma incentivo educacional no século 19. Criação de sociedades e bancos. Criação das empresas modelo para incentivar a transferência de tecnologia. Expansão do comércio com o exterior e avanço do Colonialismo sobre a China.

O caso russo foi mais lento, a consolidação do estado se deu com o aprofundamento dos laços servis e da exploração sobre os servos em beneficio e manutenção dos privilégios da nobreza. O estado, porém se viu ameaçado econômica e politicamente e teve que envidar esforços para a industrialização. Mas aos poucos as instituições arcaicas e impositoras impulsionaram o êxodo rural que gerou uma mão de obra abundante para as cidades. As exportações agrícolas financiavam a importação de máquinas e equipamentos para a industrialização. O estado favorecia o setor ferroviário através de credito e subsídios.

6-Cartel-É uma associação de empresas que embora operem de forma unida e com base em acordos e cotas ainda possuem autonomia entre si.

Truste - associação financeira de diversas firmas em que se funde em uma só empresa com enorme poder econômico.

7-Os cartéis e trustes concentram em poucas corporações grandes o poder de decisão econômica e o controle de preços de matérias primas e de vendas. As grandes corporações podem decidir onde venderão seus produtos e através de técnicas podem destruir as suas concorrentes de um modo desigual. O poderio econômico se torna cada vez maior com a união de empresas e bancos. A livre concorrência já não pode existir num sistema assim.

8-Essa complementaridade restrita se refere principalmente ao livre comércio entre a Inglaterra e os países de Industrialização atrasada. Através dela os países exportavam produtos primários e importavam os manufaturados. Porém com o livre comércio esses países também conseguiam importar os bens de capital ou manufaturas da Inglaterra. Como a tecnologia era simples de se copiar ela poderia ser trazida pelos operários das próprias fábricas que a conheciam e poderiam reproduzir em outros países. É restrita, pois a medida que se acumula capital e a indústria cresce ela passa a se tornar antagonismo.

9-Integração de empresas, reúne vários ramos industriais em um só,elimina o intermediário e permite o aperfeiçoamento técnico. Permite lucros maiores ao poder diminuir os preços dos insumos tornando os lucros maiores. Utilizam-se do protecionismo, ou seja, pressionam os Estados por proteção contra empresas estrangeira que eventualmente poderiam se instalar no país e concorrer. Monopolização de mão-de-obra especializada, meios de comunicação e transporte, ou seja, por meio de fatores externos conseguem abalar a competitividade dos concorrentes menores. Coação das pequenas empresas para atraí-las ou elimina-las, isso pode ocorrer através de monopolização , acordos ou dumping( privação de credito)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com