TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homossexualidade E Diversidade De Genero

Artigos Científicos: Homossexualidade E Diversidade De Genero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  4.050 Palavras (17 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 17

FOLHA DE ROSTO.................................................................................................01

INTRODUÇÃO........................................................................................................03

HOMOSEXUALIDADE & DIVERSIDADE DE GÊNERO...............................04

FATOS HISTORICOS.............................................................................................05

ACEITAÇÃO DA SOCIEDADE............................................................................08

FAMILIA...................................................................................................................09

MIDIA E A HOMOSEXUALIDADE.....................................................................11

CONSIDERAÇÕES PSICOLÓGICAS..................................................................12

CONCLUSÃO...........................................................................................................15

REFERÊNCIAS........................................................................................................16

ANEXOS (DEPOIMENTOS)...................................................................................17

INTRODUÇÃO

A homossexualidade, mais até do que o aborto, desafia as formas convencionais da família e do parentesco ocidentais, autorizando uma individualização radical, capaz de subverter a equação entre sexualidade e gênero prevalecente nas sociedades humanas até recentemente.

Os princípios da liberdade e da igualdade, base ideológica da cultura ocidental moderna, sempre se combinaram de forma tensa com o formato da família, apesar do sucesso da fórmula de compromisso inventada no século 18, de uma família hierárquica, baseada na diferença de gênero e de geração e destinada à reprodução humana, como sempre fora, mas voltada para a produção dos novos e ideais indivíduos autônomos, livres e iguais.

Ao longo do século 20, novas condições sociais ensejaram uma crescente liberalização do formato hierárquico, com a generalização do divórcio e da liberdade sexual – associada ao maior controle das doenças venéreas e à pílula anticoncepcional; pelo menos até a chegada da Aids –, assim como a emergência de uma atenuação da distância entre as gerações e a possibilidade técnica da reprodução artificial.

O preconceito social pode ser entendido como um dos importantes mecanismos de manutenção da hierarquização entre os grupos sociais na historia da sociedade, o que muitas vezes consolida-se como violencia e odio de uns sobre os outros.

Se há um elemento paradoxal no preconceito é que ele nos impede de “ver” que “não vemos” e “o que é que não vemos”, ou seja, ele atua ocultando razões que justificam determinadas formas de inferiorizações historicas, naturalizadas por seus mecanismos. Em outras palavras, o preconceito nos impede de identificar os limites de nossa propria percepção da realidade.

HOMOSEXUALIDADE & DIVERSIDADE DE GENERO

A homossexualidade (ou homossexualismo) corresponde a uma das possibilidades de atração sexual. Ela é a atração física, emocional e estética por indivíduos do mesmo sexo. Ela depende, em parte, do que se chama identidade sexual e orientação sexual. Por identidade sexual compreende-se uma sensação interna de ser homem ou mulher, independentemente do sexo anatômico e por orientação sexual o sistema de preferências e desejos sexuais. Embora o sufixo sexualidade ponha ênfase no aspecto sexual, muitos homossexuais se ligam uns a outros por fortes laços emocionais não sexuais. Para algumas parelhas do mesmo sexo o aspecto sexual deixa inclusive de ser dominante e, por isso, costuma-se chamá-las preferentemente de homoafetivos. Além disso, a identidade e a orientação sexuais podem ser independentes e até mesmo contraditórias. Considerando-se o gênero dos indivíduos envolvidos, pode-se falar de quatro orientações sexuais:

1. Assexualidade.

2. Bissexualidade.

3. Heterossexualidade.

4. Homossexualidade (ou homossexualismo).

Dessas, a homossexualidade (ou homossexualismo) é a mais intrigante e a que tem gerado maiores movimentos sociais, contra e a favor. Não se pode dizer que ela seja exatamente uma “opção” porque a ninguém é dado escolher ter desejos heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. As pesquisas indicam que esses desejos existem independentemente da vontade e se estabilizam desde muito cedo e tendem a permanecer por toda a vida, promovidos tanto por fatores biológicos quanto psicológicos, sociais e religiosos.

FATOS HISTORICOS

As tribos das ilhas de Nova Guiné, Fiji e Salomão, no oceano Pacífico, cerca de 10 mil anos atrás já exercitavam algumas formas de homossexualidade ritual. Os melanésios acreditavam que o conhecimento sagrado só poderia ser transmitido por meio do coito entre duplas do mesmo sexo. No rito, um homem travestido representava um espírito dotado de grande alegria – e seus trejeitos não eram muito diferentes dos de um show de drag queens atual.

Na Grécia e na Roma da Antiguidade, era absolutamente normal um homem mais velho ter relações sexuais com um mais jovem. o amor entre dois homens era considerado superior ao amor entre um homem e uma mulher. Isto numa época em que a mulher era considerada um ser inferior, confinado à vida doméstica, não tendo sequer direito a voto no berço da democracia.

O filósofo grego Sócrates (469-399), adepto do amor homossexual, pregava que o coito anal era a melhor forma de inspiração – e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar. Para a educação dos jovens atenienses, esperava-se que os adolescentes aceitassem a amizade e os laços de amor com homens mais velhos, para absorver suas virtudes e seus conhecimentos de filosofia. Rapazes das classes altas tornavam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com