TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Educação e Diversidade ( Gênero)

Por:   •  30/8/2015  •  Dissertação  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Gênero

Quando nos referimos a gênero não é apenas a diferenciação entre homens e mulheres, mas a um conjunto de símbolos e significados que são utilizados na construção do universo masculino e feminino como cores, atividades, profissões, comportamentos etc.

Ainda hoje pesquisas defendem que existem diferenças, além das anatômicas entre os sexos, no cérebro de meninas e meninos que processa de forma diferente a linguagem, as informações, as emoções entre outras características. Atribuem - se as mulheres a intuição a falta de aptidão para ciências exatas, as habilidades verbais e o uso simultâneo de ambos os hemisférios cerebrais. Aos homens  melhor desempenho visual, matemático e científico.

Existem diferenças entre meninos e meninas que foram construídas ao longo do tempo,  pela sociedade que não devem ser percebidas de modo algum como naturais da diferença de gênero. Os garotos são geralmente considerados mais fortes, mais agressivos, mais independentes e práticos. Garotas são mais fracas, mais dependentes, sensíveis e menos agressivas.

Dentro das classes escolares meninos são sempre considerados mais indisciplinados desordeiros, falam alto, se expressam com movimentos amplos e essas atitudes são mais toleradas pelas professoras embora elas os repreendam por isso. Por outro lado meninas são geralmente mais disciplinadas, falam baixo mas recebem cobrança como se tivessem que ser naturalmente “ boas alunas”.

Na Educação Infantil e nas séries iniciais e do Ensino Fundamental, os profissionais em sua maioria, são mulheres, que com alguns estereótipos, ações e atitudes contribuem para a diferenciação de gênero. Por isso na realização do seu trabalho essa profissional, deve analisar que tipo de brincadeira vai realizar e o tipo de brinquedo que vai utilizar, e quais tipos de linguagens, textos e  musicas serão utilizadas. Para que as diferenças de gênero não sejam tão acentuadas.

O educador deve estar preparado para refletir se os carrinhos o futebol  e as brincadeiras de lutas podem ser considerados somente brincadeiras de meninos, e as brincadeiras de roda de boneca e brincadeiras quietas somente brincadeiras de meninas. 

Profissionais da educação devem ter uma concepção de masculino e feminino independente dos conceitos criados pela sociedade para que haja menos desigualdade entre os gêneros dentro da escola. Para que esta seja um ambiente de promoção da diversidade do respeito às diferenças sem cometer exageros.

        

Bibliografia

AUAD, D. Relações de gênero na sala de aula: atividades de fronteira e jogos de separação nas práticas escolares. Pro-posições, v. 17, n 3 (51) - set.dez.2006

VIANA, C. E FINCO,D. Meninos e meninas na educação infantil: uma questão de gênero. Cadernos pagu, (33), junho- dezembro de 2009: 265-283

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com