TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEOLOGIA E SEU DESENVOLVIMENTO

Tese: IDEOLOGIA E SEU DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Tese  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

IDEOLOGIA E SEU DESENVOLVIMENTO

IDEOLOGIA no pensamento Marxista "materialismo dialético" é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência.

A ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status e da própria sociedade.

O método precípuo da ideologia é a utilização do discurso lacunar (Althusser). Nesse, uma série de proposições, nunca falsas, sugere uma série de outras, que são. Desse modo, a essência do discurso lacunar é o não dito ,porém sugerido.

Exemplo: 'Todos são iguais perante a lei' verdade, numa sociedade burguesa sugere que todos são iguais no sentido de terem oportunidades iguais o que é falso, devido à propriedade privada dos meios de produção.

Formas ideológicas correspondentes aos estágios de desenvolvimento:

Estágio Extensivo - Liberalismo

Estágio Intensivo - Social Democracia

Capitalismo contemporâneo (Tardio ou Crise atual)- Neoliberalismo

A ideologia surge na produção intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária.

Exemplo:

A sociedade de elite não produz sua ideologia, 'importa' elementos da ideologia liberal,

sem as condições concretas em que aquela foi produzida. A ideologia da elite adquire suas feições peculiares em decorrência desse processo.

⦁ Contribuições Sociológicas

KARL MARX ENGELS

⦁ A contribuição principal para o pensamento sociólogico foi a sua perspectiva da "TEORIA DE CONFLITO", na qual a organização social e a sua mudança se baseia nos conflitos intrísecos á sociedade.

⦁ Acreditava no MATERIALISMO histórico. Isto é, as condições históricas determinam o futuro. Isso implica num futuro que pode ser perfeitamente previsto e que não pode ser evitado. O futuro não poderia ser alterado por indivíduos, uma vez que estes são produtos da realidade histórica em que vivem.

⦁ Acreditava na luta de CLASSES. A sociedade seria dividida entre capitalistas e operários, e os ganhos dos capitalistas representariam perdas aos operários e vice-versa.

⦁ Acreditava na MAIS-VALIA. Essa idéia tem duas implicações absurdas: 1) os capitalistas pagariam um salário miserável aos trabalhadores, daí a necessidade do estabelecimento do salário mínimo pelo Estado.a idéia da mais-valia implica que só a produção gera valor, a circulação de mercadorias não poderia gerar valor (vai ver é por isso que os marxistas odeiam os intermediários).

Para ser honesto com Marx, ele deixou duas grandes contribuições para o mundo: NAZISMO e o COMUNISMO. ⦁ Engels deu uma contribuição própria à teoria do socialismo científico, que foi a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com