TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES NO CRAS

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO/DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

1º PERÍODO

ALUNO:GEIMISON DE SOUSA GUIMARÃES RA:2800831959

TUTORA: ELIANE DE PAULA

IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES NO CRAS

CAXIAS/MA

MAI/2015

AUTOR: GEIMISON DE SOUSA GUIMARÃES

IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES NO CRAS

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

CAXIAS/MA

MAI/2015

Introdução

        CRAS – Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública está localizada em área de risco social, destinada ao atendimento Assistência Social as famílias.        A proteção social básica, prevista na PNAS/2004, tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisição e do fortalecimento de vínculos, famílias e comunitários, seus programas, projetos, serviços e benefícios, destina-se a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos.

Justificativa        

        Através do CRAS os profissionais do serviço social se organizam e buscam novos caminhos para melhorar os serviços prestados, contam com a (TI’s) Tecnologia da Informação na criação de programas para melhorar e agilizar os atendimentos.

        Com a informatização pode-se criar um programa onde as pessoas atendidas pelo CRAS tenha um cadastro único, através de um banco de dados onde mesmo pode ser identificado através deste cadastro único, que pode ser acessado em qualquer unidade do CRAS ou CREAS pelos profissionais credenciados, assim garantindo o sigilo das informações, através deste sistema único eles terão a informação em qual CRAS ou CREAS, e saber qual o tipo de atendimento foi prestado ou está sendo prestado a aquela pessoa ou família.

        O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é o principal programa de Proteção Social Básica, do (SUAS) Sistema Único Assistência Social, Desenvolve ações e serviços básicos continuados para famílias de situação de vulnerabilidade social na unidade do CRAS.         O PAIF tem por perspectivas o fortalecimento de vínculos famílias e comunitários, a direito à Proteção Social Básica e a ampliação da capacidade de proteção social é de prevenção de situações de risco no território de abrangência do CRAS.A equipe de referência do CRAS e aquela formada por servidores efetivos responsáveis pelos projetos e benefícios de Proteção Social Básica.

        A equipe de referência do CRAS, deve ser selecionada por meio de concurso público ou processo de seletivo, regidos pelos critérios da transparência e impessoalidade. A composição da equipe de referência do CRAS varia de acordo com o porte do município, como prevê a NOB-RH. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema de Assistência Social NOB-RH/SUAS (2011).

Objetivo

        O objetivo é facilitar o acesso a informação dos atendimentos dos profissionais do CRAS, com isso ganhando tempo evitando perdas de recursos materiais e financeiros como, por exemplo: um usuário que foi atendido em um determinado CRAS, e solicitou um vale transporte, com o sistema interligados entre os CRAS, o mesmo não vai conseguir ganhar outro vale transporte em outro CRAS, porque o sistema foi alimentado com a informação do atendimento anterior , com isso evitaria as perdas de recursos e prestaria um atendimento melhor aquela pessoa.

Resultados Esperados

* Com a implantação do sistema de informatização, se ganha mais tempo nos atendimentos.

* Diminuição dos gastos com perdas de recursos materiais e financeiros

* Que os funcionários sejam treinados para manusear o programa e suas funções implantadas. * Equipamentos de boa qualidade e manutenção permanente.

        Com os avanços tecnológicos, poderão criar programas para melhorar os serviços prestados nos CRAS e CREAS, como na questão dos mapeamentos das áreas dos municípios com maior vulnerabilidade, criar gráficos e planilhas entre outros, para melhorar os atendimentos dos profissionais da área do serviço social.

Pensando nisso segue o anexo do modelo de ficha cadastral a ser implantado no cras para facilitar o serviço do assistente social, e para dinamizar o atendimento ao público.

SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nº DO PRONTUÁRIO:  ____________________

NOME DA PESSOA DE REFERÊNCIA DA FAMÍLIA:

____________________________________________________________________________

Tipo de Unidade:    CRAS          CREAS  

Nome da Unidade:

Coordenador (a) da Unidade:

Técnico Responsável:

INSTRUMENTO DE ACOLHIDA PARTICULARIZADA

Quem preenche o instrumento?

O Técnico de referência, o profissional de nível médio, estagiário de Serviço Social e / ou Psicologia devidamente capacitados. O instrumento deve ser preenchido na Acolhida Particularizada ou na Acolhida em Grupo.

Data da Acolhida: _____ / _____ / ________

IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA DE REFERÊNCIA E ENDEREÇO DA FAMÍLIA

Nome completo da pessoa de referência:

Apelido (caso seja relevante):

Nome da Mãe:

NIS da Pessoa de Referência:

CPF:

RG:

Órgão:

Data de emissão:

UF:

Endereço:

Número:                

Complemento:

CEP:

Bairro:

Município:

Ponto de Referência:

Telefones para contato (Com DDD):

Localização do Domicílio:

 Comunidade        Urbano       Rural       Reside em Abrigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (246.8 Kb)   docx (915.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com