TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da Tecnologia a Favor do Meio Ambiente

Por:   •  21/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

AUGUSTO DE ALMEIDA DERQUIN

JOÃO PEDRO LOPES DIAS RIBEIRO

VITOR MENDES SANTOS

O USO DA TECNOLOGIA A FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Itajubá

2017

1. Resumo

O planeta requer cada vez mais novas tecnologias e funcionalidades para melhoria e manutenção do meio ambiente. Tendo em vista este conceito, este projeto visou trazer conteúdos sobre o uso da tecnologia à favor do bem comum, seja ela simples, como um app de celular, ou complexa, como uso de tecnologias caras.

O projeto abordou diversos tópicos e assuntos relevantes que levam a possíveis meios para uma manutenção eficiente do meio ambiente. Também procuramos obter respostas e conhecimentos através da interação com os alunos, além de sensibilizá-los com a questão ambiental de forma mais dinâmica e divertida através de uma gincana entre equipes, com o foco de mudarmos o pensamento sobre o uso e interação da tecnologia com o meio ambiente em si e fomentar a busca por ampliação do conhecimento.

O projeto teve o intuito geral de tratar o tema “O Uso da Tecnologia à Favor do Meio Ambiente”. Tal tema teve como base a matéria “Educação Ambiental” da Universidade Federal de Itajubá e a aplicação do projeto ocorreu de forma efetiva na Escola Estadual Major João Pereira, em Itajubá-MG.

Ao final do projeto, foi possível notar uma grande evolução no entendimento do tema por parte dos alunos, que progrediram significativamente durante as apresentações, atividades e missões semanais, que abordavam questões relevantes sobre temas pré-definidos, mostrando que nosso objetivo de sensibilização e ampliação de visões sobre o uso da tecnologia convencional foi concluído com êxito.

2. Introdução

O fato de atividades humanas gerarem impactos no meio ambiente não é uma descoberta recente. A degradação ambiental possui um histórico que vai desde o desenvolvimento agrícola até às consequências da produção exacerbada de resíduos industriais da Revolução Industrial, até chegar no modo de vida capitalista atual. Em contrapartida, a preocupação com o meio ambiente se dá apenas em tempos recentes.

“A primeira grande mudança no modo de vida do homem, até então marcado principalmente pelas atividades de caça e pesca para a subsistência, foi o desenvolvimento da agricultura. Sua expansão e o aumento populacional contribuíram para os primeiros desmatamentos, não somente para a obtenção de terras cultiváveis como também para a utilização de árvores como combustível.” (Junqueira, 2002). “Outra grande mudança ocorreu com o desenvolvimento da manufatura (entre os séculos XVI e XVII), implicando em mudanças radicais sob todos os aspectos nas relações sociais e de trabalho.” (Morandi e Gil, 2000). O período precedido pela Revolução Industrial foi marcado pela alta dependência de combustíveis fósseis para que fosse garantida a até então dita “qualidade de vida”.

De acordo com Barbieri (2004), o aumento da produção é um importante fator que estimula a exploração dos recursos naturais, o que leva ao acúmulo dos resíduos gerados. Além disso, a partir da Revolução Industrial, passa a existir na natureza um excesso de substâncias e matérias que antigamente não se encontrava. A íntima relação entre produção e consumo de recursos e acúmulo de resíduos ameaça a capacidade de suporte da biosfera em si. Os benefícios da Revolução Industrial provocaram uma melhora substancial na qualidade de vida material e tecnológica, entretanto já no início do século XX, foram obtidas novas provas do eventual dano em larga escala que as novas tecnologias ofereceram ao meio ambiente. Durante este período, a humanidade presenciou uma degradação ambiental sem precedentes, com o povoamento das cidades e a mecanização da produção agrícola (Hawken, Lovins e Lovins, 1999).

Infelizmente, apesar do cenário atual, ainda existem as opiniões que se dizem otimistas e “cornucopianas” (alusão ao simbolismo grego de fartura da cornucópia), que acreditam que a produção e a otimização dela conseguem sempre se erguer a um novo patamar, se apoiando no desenvolvimento tecnológico. Para Barbieri (2004), talvez seja esse o motivo pelo qual o fator “terra” ou “recurso” fora omitido em muitos textos econômicos, onde apenas trabalho e o capital são levados em conta como fatores de produção.

A partir da perspectiva explicitada, observa-se que a temática ambiental passou a ter mais peso e significância nas pautas governamentais e de órgãos internacionais. Todo este cenário, tendo foco na relação desenvolvimento e meio ambiente, possui interferência direta nas atividades empresariais uma vez que, estas estão cercadas de processos que envolvem principalmente: utilização de recursos naturais, geração de resíduos e capacidade de suporte do planeta.

Por causa da conscientização acerca da degradação ambiental, uma questão que passou a ganhar importante influência é a do desenvolvimento sustentável. Os discursos sobre o meio ambiente estão presentes no domínio público e temas ambientalistas passam a ser assimilados em diferentes esferas: política, econômica, cultural, educacional e também na temática das tecnologias da informação. Entretanto, as práticas que provocam degradação do ambiente não parecem estar sendo revertidas em grande escala.

Muitas empresas grandes estão investindo na preservação e manutenção do meio ambiente e também na criação de produtos eletrônicos que não sejam tão degradantes à natureza tanto enquanto são utilizados, quanto no momento de seu descarte. Redução do consumo de energia, utilização de material reciclável ou criado a partir de fontes renováveis de energia e produtos reutilizáveis são alguns exemplos.

        É notável que as recentes aplicações de tecnologia para propósitos exclusivamente ambientais vêm ganhando holofotes, entretanto, como qualquer área, seu desenvolvimento não pode estagnar. Tendo isso em vista, se faz necessária uma formação e educação de futuros profissionais que possuam uma sensibilização ambiental tão desenvolvida quanto suas capacidades criativas e analíticas no ato e aplicar ou tirar proveito de tecnologias para a conservação ou recuperação ambiental.

Justificativa e Objetivos

Nos últimos anos foram notadas elevadas taxas de consumo e utilização, com consequente aumento de descarte, de aparelhos eletrônicos, sendo que essas duas primeiras taxas tiveram considerável impacto social. Principalmente em meio ao público jovem, existe uma forte crença que a tecnologia é parte assistente na melhora da qualidade de vida e na promoção pessoal.

Na busca de uma melhor sensibilização de novas gerações e também no reconhecimento da necessidade de profissionais mais adaptados e criativos quanto às questões ambientais e o desenvolvimento tecnológico informativo, se deu o tema do Projeto de Extensão Universitária como “O uso da tecnologia a favor do meio ambiente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (304.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com