TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de SIG para Análise de Cadastramento Ambiental Rural

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Na Tarefa 2.2 você apresentou um provável tema, problema e objetivos da pesquisa que pretende realizar ao longo do curso. Agora, na Tarefa 3.2 resgate esses 3 componentes da pesquisa e apresente outros 3 componentes (justificativa, revisão de literatura e metodologia) descritos a seguir:

  • Tema: Uso de SIG para análise de cadastramento ambiental rural..

  • Problema: A padronização para análise de dados dos SIG devem ser os mesmos?.

Objetivo Geral: Padronizar a coleta e análise de dados para apenas um sistema a fim de homogeneizar a análise de processos digitais.

Objetivos Específicos: Analisar os dados em SIRGAS 2000, uma pre definição existente porem não obrigatória.

Usar dados processados por algum órgão como referência para análise.

Padronizar o entendimento do analista para analises dos cadastros.

  • Justificativa:  Com as seguidas alterações na leis estadual na área florestal do estado de Mato Grosso, e com a implantação do novo sistema, de analises de cadastros ambientais rurais, o entendimento foi mundando e se atualizando de acordo com que novas tecnologias fora sendo disponibilizada, portanto esse entendimento deve ser evoluído junto com as ferramentas disponibilizadas.

Revisão de literatura: elaborar um texto dissertativo de pelo menos cinco parágrafos sobre o tema delimitado, explicitando, com base na literatura de referência na área temática os elementos que o levaram a delimitação de seu tema de pesquisa e do seu problema de pesquisa. A fundamentação teórica consiste na apresentação inicial das diferentes correntes e autores que abordam seu objeto de estudo. Imagine que você possa convidar os autores que estudam seu tema para um debate, onde cada um pudesse relatar seu ponto de vista, os estudos que já realizaram e seus principais resultados. A fundamentação teórica é o relato dessa experiência. Cite no mínimo dois conceitos sobre o tema proposto a partir de textos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT.

Nos últimos anos a preservação ambiental tornou-se destaque na atual sociedade. A preocupação com o meio ambiente que sempre foi um desafio para a preservação para gerações futuras, fez com que criássemos mecanismos de comando e controle, concepção de normas e padrões a serem seguidos, visando o desenvolvimento e a sustentabilidade (TOURINHO, 2005).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um processo de regularização ambiental de todas os imóveis e posses rurais no país. Tornando-se a principal ferramenta com grande importância para o monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento de Áreas de preservação permanente e Reserva Legal. Esse sistema de cadastro integra os dados do Sistema de informações geográficas(SIG) e informações ambientais com dados georreferenciados de todos imóveis e posses rurais do Brasil no Sistema Nacional de Informação do Meio Ambiente.

O SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas. Esses produtos são importantes para a análise de evoluções espaciais e temporais de um fenômeno geográfico e as inter-relações entre diferentes fenômenos espaciais.

Uma das principais aplicações do SIG é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano de uma cidade, o planejamento ambiental, citando como exemplo o controle e o monitoramento do desmatamento na Amazônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com