TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A VANTAGEM COMPETITIVA

Monografias: IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A VANTAGEM COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A VANTAGEM COMPETITIVA

As informações geradas pelo sistema de automação comercial de uma empresa varejista são de suma importância, uma vez que este processo, se bem utilizado, pode vir a ser um importante recurso para competir e permanecer no mercado.

A integração entre o homem e a máquina somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de gerência e controle operacional sobre um comércio. Com a automação, tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.

Cabe lembrar que a falta de integração no sistema, além de provocar retrabalho, pode também criar duplicidade e distorções nas informações.

As vantagens de uma implementação dos sistemas de informação é permitir controlar toda a empresa, da área de produção às áreas de finanças, registrando e processando cada fato novo na engrenagem corporativa e distribuindo a informação de maneira clara e segura, em tempo real. A empresa passa a ter o controle rigoroso de todo o seu processo comercial, o que possibilita ao gestor moldar estrategicamente as suas decisões, para reduzir custos fixos, aperfeiçoar processos e obter melhores resultados porque tanto a falta de mercadorias quanto o excesso de estoque são prejudiciais ao desempenho de qualquer empresa.

Outra vantagem, diz respeito à vantagem competitiva, com a integração com os fabricantes, varejo e demais facilitadores. Que passaram a trabalhar em conjunto para reduzir custos na cadeia de logística e assim trazer maiores vantagens para o consumidor. Que é o elo final desta cadeia.

Os estoques correspondem à quantidade de material armazenada para uso futuro, conforme as atividades de varejista e atacadista. Sendo assim, estes necessitam de um controle detalhado e eficiente. O controle de estoques pode ser considerado como uma ferramenta de suma importância para empresas que trabalham com uma grande variedade de produtos, visto que controla os desperdícios, apura valores para análises, identifica os itens encalhados, reduz os custos e proporciona melhores investimentos e um nível de estoque estável; O controle de estoque é o maior problema das empresas; O estoque é o produto que tem que ser vendido. É um capital absorvido que poderia estar sendo investido de outras maneiras. Se ele não for bem controlado, torna-se um investimento sem retorno e por isso pode afetar muito a rentabilidade de uma empresa.

Virtude dessa falta de controle do estoque, o segundo

maior problema gerencial das empresas são as compras. Se uma empresa não

sabe o quanto ela tem de estoque, como vai saber o quanto deve comprar? Essa apuração tem que ser feita qualitativa e quantitativamente para que a empresa não apenas compre a quantidade certa de cada produto, mas possa negociar o preço com o fornecedor e ter uma margem de lucro maior. Assim a empresa passa a ter um melhor desempenho porque compra melhor.

O sistema faz tudo isso através de simuladores. Controla o estoque, indica o quanto se tem de comprar, por quanto se deve negociar com o fornecedor para ter a margem esperada, e ainda permite precificar o produto com base no preço da concorrência. E como é feito o monitoramento da concorrência? As empresas fazem a pesquisa de preços de diversos itens da loja concorrente e registram esses dados no sistema que, a partir deles, informa qual é o preço que o produto deve ter, para, com uma determinada margem, se igualar ou vencer o preço da concorrência. Nesse mesmo conceito, a empresa pode criar promoção relâmpago e vender produtos em embalagens promocionais.

Quando o é baixado por leitores de código de barras, o atacadista começa o processo de ressuprimento do fornecedor, e o fornecedor inicia o processo de produção. Assim as mercadorias somente são demandadas pelos supermercados e produzidas pelo fornecedor quando o consumidor passar a mercadoria no check-out, ou seja, no caixa.

Cadastro do banco dedos pode ser de um cliente, fornecedor, produto ou funcionário, você utiliza este cadastro em todos os departamentos da empresa, cadastro de funcionário é mais acessado no RH e portaria, cadastro de cliente, vendas, diretoria para o uso de BI e outros recursos, expedição, PPCP... Fornecedor quem usa é logística, departamento de compras. Então o cadastro é uma base de extrema importância à empresa sem ela, você não sabe quem é quem.

Não existe nada mais importante do que a informação que temos sobre aqueles com quem nos relacionamentos e o que fazemos com esta informação.

Somente conhecimento sem ação não quer dizer muita coisa, afinal de contas milhares de empresas têm inúmeras informações sobre os clientes e muitas delas não são usadas.

1.2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

A introdução de SI/TI numa organização irá provocar um conjunto de alterações, nomeadamente em nível das relações da organização com o meio envolvente (analisadas em termos de eficácia) e em nível de impactos internos na organização (analisados através da eficiência). As TI são um recurso valioso e provocam repercussões em todos os níveis da estrutura organizacional:

1. No nível estratégico, quando uma ação é suscetível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com