TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DAS OSSADAS PARA AS FAMÍLIAS DOS MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Por:   •  18/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

Modelo do Pré-Projeto

PUC-SP Ciências Sociais

Caroline Kazumi Chinen

2018

IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DAS OSSADAS PARA AS FAMÍLIAS DOS MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

[pic 1]

Nome do Candidato: Caroline Kazumi Chinen

2018

SUMÁRIO

Resumo ........................................................................................................... 4

Introdução ....................................................................................................... 6

Objetivos Gerais ............................................................................................. 7

Justificativa ..................................................................................................... 8

Metodologia ..................................................................................................... 9

Resultados Esperados .................................................................................. 10

Cronograma  ................................................................................................... 11

Bibliografia ..................................................................................................... 12

 

 

Resumo

Projeto visa reconhecer a importância do processo de identificação das ossadas dos mortos e desaparecidos políticos para as famílias visando um estudo acerca das necessidades destas famílias e da reparação psicossocial do Estado para com elas, através do investimento nos grupos de trabalho que realizam esse trabalho.

O Estado brasileiro durante a ditadura civil-militar (1964-1985) adotou de maneira sistematizada, a prática de uma grave violação dos Direitos Humanos, a do Desaparecimento Forçado contra os opositores políticos do regime.  Essa prática consistia numa detenção realizada de forma ilegal destes presos políticos seguidos de tortura, execução e ocultação dos cadáveres.

Os familiares destes, então, desaparecidos políticos iam à busca de notícias e começaram a se organizar a fim de reivindicar algum esclarecimento acerca das circunstâncias incoerentes das mortes, da localização dos corpos e o julgamento dos agentes militares responsáveis pelas violações.  

Em um laboratório especializado em identificação mitocondrial de DNA (identificação pelas ossadas) de Sarajevo, localizado na Bósnia, foi confirmado no dia 16 de fevereiro de 2018, o “vínculo genético” entre os restos mortais enviados no fim de 2018 e as amostras sanguíneas dos familiares de Dimas. O evento retoma a situação dos desaparecidos políticos do período da ditadura e levanta o tema de maneira a ser debatida como forma também de reparação, para que estes não sejam esquecidos e que os crimes de desaparecimento forçado deixem de ocorrer.

Das motivações em compreender como se dá a busca pelo esclarecimento das mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáver e julgamento dos agentes envolvidos, articulam com a forma de luto dos familiares destes desaparecidos políticos.

Este trabalho vai abordar em âmbito social, as características da importância deste reconhecimento para estas famílias que vivem sem a permissão de um Luto por se tratar de uma morte inacabada, sem corpos e com a principal finalidade de manter viva a memória, a verdade e a busca pela justiça destes familiares subvertendo o terror que o Estado lhes impuseram.  

Por fim, o presente trabalho traçará um paralelo do passado e do presente explorando a continuidade das práticas de desaparecimento forçado por agentes policiais-militares numa continua violação dos Direitos Humanos.

1. Introdução

Em 1990, no dia 4 de setembro, foi aberta a vala de Perus, localizada no cemitério Dom Bosco, na periferia da cidade de São Paulo. Lá foram encontradas 1.049 ossadas de indigentes, presos políticos e vítimas dos crimes de desaparecimento forçado realizadas pelos esquadrões da morte. Seis presos políticos deveriam estar enterrados nesta vala, de acordo com os registros do cemitério: Dênis Antônio Casemiro, Dimas Casemiro, Flávio Carvalho Molina, Francisco José de Oliveira, Frederico Eduardo Mayr e Grenaldo de Jesus da Silva.

Os crimes ocorridos durante o período da Ditadura civil-militar foram alvos de diversas pesquisas acadêmicas, tendo sido já apontados resultado que indicam os agentes do Estado como os maiores perpetradores das ações que levaram à morte e o desaparecimento forçado de milhares de pessoas.

Os dados relacionados aos danos causados às famílias destes desaparecidos, contudo, poderá resultar em uma elaboração mais robusta de uma pesquisa voltada a este objeto, que poderá enfim trazer voz àqueles que tiveram os familiares vítimas de um Estado opressor.  

2. Objetivo geral

 O objetivo geral deste trabalho é a conscientização por meio da narrativa para a memorialização dos crimes ocorridos durante a ditadura civil-militar e para a garantia da não repetição das violações dos Direitos Humanos.

Para que seja usado como instrumento de pesquisa para aqueles que visam elaborar uma política pública a fim de garantir a memória, a verdade e a justiça àqueles que foram vítimas da repressão do Estado

Alguns dos objetivos principais da pesquisa:

- Contribuição para a elaboração de projetos com foco na Psicologia Social e na Justiça de Transição no Brasil como áreas específicas de conhecimento acadêmico.

- Colocar em debate a questão da violência de Estado no Brasil e a qualidade da democracia brasileira, tendo como referência a justiça de transição.

- Executar a pesquisa científica com a relação às narrativas das famílias de desaparecidos políticos no município de São Paulo.

3. Justificativa

Ao presente trabalho é dada a importância de se retomar a memória destes familiares que por muito tempo viveram um hiato de sua história, podendo agora, tornarem-se protagonistas de uma história antes, censurada e escondida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com