TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDIVIDUAL COMO SOCIAL

Tese: INDIVIDUAL COMO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  4.674 Palavras (19 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 19

O INDIVIDUO COMO SER SOCIAL

INTRODUÇÃO

O indivíduo é um ser social dotado de saberes e habilidades que norteiam o seu comportamento e a sua vida em sociedade, seja ela simples como a família ou um pouco mais complexa como os ambientes externos que se frequenta cotidianamente. Entretanto o convívio social expõe e evidencia características do ser humano que nem sempre são apreciadas por todos. Pois muitos desenvolvem um padrão de comportamento que impõem e a maioria deve se dobrar a esse padrão que consideram como normal. Quando alguém se destaca pela suas peculiaridades ou ‘diferenças’, geralmente se torna vítima de preconceitos e discriminações. E daí surgem toda espécie de violação aos direitos individuais e coletivos que podem se apresentar desde palavras ofensivas até crimes hediondos e imperdoáveis por motivos injustificáveis. Cabe a todos a consciência e a defesa de seus direitos de forma pessoal ou compondo grupos de manifestações como forma de pressionar os governos e fazê-los respeitarem e resguardarem todos os direitos necessários à garantia da vida e da cidadania de todo e qualquer ser humano.

DESAFIO ATPS

Ao cumprir o desafio estabelecido na ATPS, a equipe fez um apanhado de dados sobre como a sociedade brasileira tem vivenciado a questão dos direitos humanos. Embora o Brasil tenha aderido desde o princípio à Carta dos Direitos Humanos, infelizmente ainda é um dos países que está longe de atingir o patamar de valorização e respeito a tais direitos.

O primeiro e um dos mais relevantes fatores é a desigualdade social presente em todas as regiões. Vemos pessoas miseráveis, abaixo da linha da pobreza que não conseguem fazer sequer as refeições básicas de cada dia. E quando se fala de assistência na área da saúde, os problemas aumentam ainda mais, pois a grande maioria dos postos de atendimento e dos hospitais não tem profissionais preparados e falta desde os medicamentos mais simples aos mais complexos.

Existem leis direcionadas ao cumprimento dos direitos humanos, a fim de garantir a todos condições básicas de vida e cidadania, mas muitas delas são bonitas no papel, pois na prática não são cumpridas e quando o governo finalmente resolve se importar há uma ponte de corrupção entre este e a população.

Outro grande fator que agride os brasileiros é violência constante que faz com que diariamente milhares de pessoas sejam vítimas de bandidos que dominam e torturam suas vítimas com requintes de crueldade planejados e executados friamente. E a justiça nem sempre tem atuação firme no combate a tais crimes, pois fez por outra devolve a sociedade os criminosos em situação pior do que quando tinham sido recolhidos.

A equipe fez um paralelo entre os 30 artigos da Carta dos Direitos Humanos contextualizando com a realidade brasileira. As pessoas presentes ficaram atentas e participaram com debates e questionamentos enriquecendo o trabalho grupal.

ORIGEM DOS DIREITOS HUMANOS

Reflexão sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1793) e a Declaração dos Direitos da Virginia (EUA-1776)

Em ambas as declarações, o povo, através dos seus líderes, reconhecem que as infelicidades do mundo residem no desprezo dos direitos naturais do homem, e atestam que “todos os homens nascem igualmente livres e independentes, tem direitos certos, essenciais e naturais”. A lei é a mesma para todos, quer proteja, quer castigue. Isso ressalta os ideais de liberdade (como sendo o poder que pertence ao Homem de fazer tudo quanto não prejudica os direitos do próximo), igualdade (independente de qual seja sua raça, credo ou situação social) e fraternidade (a subsistência aos cidadãos infelizes, quer seja procurando-lhes trabalho, quer seja assegurando os meios de existência àqueles que são impossibilitados de trabalhar) citada em outros trechos das duas declarações. O direito de manifestar seu pensamento e suas opiniões é resguardado por meio da liberdade de imprensa que é um dos mais fortes baluartes da liberdade do Estado. Nenhum indivíduo pode ser privado de sua liberdade a não ser pelo julgamento conforme as leis vigentes, e nesse sentido nenhum indivíduo é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

As leis devem ser capaz de oferecer segurança a sociedade e cada um dos seus membros. Uma milícia disciplinada, tirada da massa do povo e habituada à guerra, é a defesa própria, natural e segura de um Estado livre. Além da segurança pessoal, a segurança para os seus bens que, como sociedade capitalista, cada cidadão tem o direito de possui-los sem que ninguém os possa tirar sem o seu devido consentimento ou indenização.

O povo francês evidencia a importância da instrução: “A sociedade deve favorecer com todo o seu poder o progresso da inteligência pública e colocar a instrução ao alcance de todos os cidadãos”. Quanto à questão política, os dois documentos declaram que os cidadãos tem o direito de eleger seus representantes, pois toda a autoridade pertence ao povo e por consequência dele se emana. As funções públicas são essencialmente temporárias, e quando estas chegarem ao seu termo, os representantes do povo devem voltar a vida privada, reentrar no corpo da comunidade de onde foram originariamente tirados e os lugares vagos deverão ser preenchidos por eleições livres, frequentes, certas e regulares. Um povo tem sempre o direito de rever, de reformar e de mudar a sua constituição.

A religião ou o culto devido ao Criador, e a maneira de se desobrigar dele, devem ser dirigidos unicamente pela razão e pela convicção, donde se segue que todo homem deve gozar de inteira liberdade na forma do culto ditado por sua consciência. É dever recíproco de todos os cidadãos praticar a tolerância cristã e o amor à caridade uns com os outros. O mais sagrado dos direitos e o mais indispensáveis dos deveres.

O INDIVIDUO COMO SER SOCIAL

Segundo Durkheim, os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades seriam dados pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social. A consciência individual sofreria a influência de uma consciência coletiva, a qual seria fruto da combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, daquilo que temos como certo ou errado, e, dessa forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com