TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Monografias: INFLUÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância.

A análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo o quanto uma organização, como um todo, pode obter resultados eficazes.

Ao se abrir uma empresa, faz-se necessário o conhecimento das funções administrativas para que o investimento não quebre ao enfrentar as variáveis macroeconômicas do mercado.

Quando se fala em variáveis econômicas, designa uma grandeza que pode ser definida e medida e pretende-se referir a um conjunto de grandezas determinadas pelo funcionamento do sistema econômico, em que estão inclusos, por exemplo, os preços, as quantidades transacionadas no mercado, a riqueza produzida, as taxas de juro, as taxas de câmbio, as taxas de desemprego, entre diversas outras. Tais variáveis apresentam influência muito forte no desempenho das organizações. Essas oscilações econômicas afetam principalmente os hábitos de consumo e o rendimento dos consumidores, com reflexos imediatos para os diferentes setores.

Mas quais variáveis podem influenciar essas empresas? A geração de empregos que as duas empresas fornecem não deixa de ser uma variável econômica. Quando os funcionários estão com mais dinheiro é comum que eles gastem mais, contribuindo assim para o maior desempenho das empresas, que, por sua vez, também investirão mais, gerando novos empregos e proporcionando a mais pessoas recursos financeiros para serem gastos. Assim, se a taxa de desemprego for muito grande, não haverá compradores para esta empresa.

Os produtos utilizados para a fabricação das panelas e utensílios da empresa do Evaldo e os cosméticos da empresa do Eduardo, se forem importados, sofrerão alterações nas taxas de câmbio. A taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional. Isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtos rurais, porque, além da quantidade de bens de consumos importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda estrangeira. Portanto, se houver pouca oferta fora do país, o preço subirá internacionalmente e o Brasil, mesmo não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também.

O setor mais afetados pela variação do câmbio é justamente o industrial, onde o Eduardo e o Evaldo se enquadram. Se o dólar subir, os preços dos produtos nacionais ficam mais baratos e dos importados mais caros, beneficiando a indústria nacional. O contrário também é verdadeiro. “Muita importação não é positivo, pois estamos colocando produtos de outra economia dentro do nosso país.” Para manter a indústria competitiva, é necessário evitar a entrada massiva de moeda estrangeira em nosso país. Para isso o governo adota medidas de controle de capitais, principalmente através do aumento de impostos e alíquotas sobre a entrada de capitais estrangeiros a curto prazo.

A taxa de juros é uma variável que influencia tanto a demanda por moeda quanto o investimento, quer seja do ângulo produtivo ou especulativo. O conhecimento da taxa de juros é de fundamental importância na formulação de políticas econômicas, na verificação da hipótese de mercados eficientes, na elaboração de orçamento de capital, na determinação de preço de ativos financeiros e na gestão de riscos de mercado, dentre outras aplicações e realização de investimentos diretos. Através dela, a autoridade monetária afeta o nível de atividade econômica e de preços. A simples expectativa de mudança já é suficiente para causar efeitos econômicos.

Há na economia vários tipos de taxas de juros: taxas de poupança, taxas de empréstimos, taxas de financiamento, etc. A taxa de juros é determinada pela demanda e oferta de moeda no mercado. Quando o governo decide impulsionar a economia, diminui as taxas de juro, facilitando a tomada de créditos, desestimulando a poupança. Com isso, expandem-se as demandas por produtos de todos os tipos. Contudo, isso tende a aumentar a inflação. Para não deixar a moeda desvalorizar, retoma-se a política de aumento das taxas de juros, diminuindo o giro monetário e incentivando a poupança por aqueles que dispõe de sobras de capital, o que leva à diminuição do consumo.

A taxa alta também atrai capital especulativo, que valorizam a moeda nacional frente ao dólar e possibilitam adquirir produtos importados com maior facilidade, diminuindo a demanda por produtos nacionais, fazendo com que os preços destes caiam. Com isso o país também exporta menos pois sua moeda está valorizada, tornando o produto mais caro. Assim as empresas enfrentam novos concorrentes, podendo ter efeitos benéficos, caso se modernizem e consigam equivaler-se à concorrência, ou maléficos, caso sejam varridas pela concorrência internacional.

Além da compreensão da influência de fatores externos, é de suma importância o controle interno na organização. Isso compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa, para proteger seu patrimônio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com