TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÕES PRELIMINARES: SEUS CONCEITOS E ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÓMICOS

Trabalho acadêmico: INFORMAÇÕES PRELIMINARES: SEUS CONCEITOS E ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÓMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR – IPESU

3° PERÍODO – 2014.1

PRÉ – SAL

BEATRIZ SEABRA DE SOUZA MELO

RICARDO MAGNO

DRIELY ELOI

RECIFE - PE

2014

BEATRIZ SEABRA DE SOUZA MELO

RICARDO MAGNO

DRIELY ELOI

PRÉ – SAL

Trabalho referente ao Pré-Sal, para analisarmos os pontos

e estratégias desse assunto que envolve não só o Brasil

como o mundo, no ponto de vista Geográfico, Políticos e

Econômicos.

RECIFE - PE

2014

INTRODUÇÃO

Antes de começar a debater sobre o assunto, vamos primeiro lembrar que o termo Pré-Sal ganhou mais notoriedade em 2007, ganhado destaques em páginas de jornal e revistas famosas do Brasil e do mundo, despertando assim a curiosidade de uma boa parte da população brasileira e de outros países sobre sua exploração e produção. Vamos então entrar agora no “Submundo” do Pré-Sal.

PRÉ-SAL: SEUS CONCEITOS E ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS.

Antes de começar a descrever o Pré-Sal de uma forma sociopolítica e econômica, iremos apresentar as formas Geográficas.

É o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar.

O Pré-Sal foi descoberto no final de 2007, numa faixa que é estendida num raio de 800 km, entre Espirito Santo e Santa Catarina e é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal, além do petróleo encontrado, também foi descoberta uma grande quantidade de gás. O petróleo está localizado a 5 km abaixo do solo do oceano na plataforma continental brasileira.

Na época, Dilma Rousseff, afirmou que essa descoberta faria com que o Brasil fosse pioneiro em exportação do Petróleo através da exploração do Pré-Sal. Mas de acordo com o Professor René Rodrigues da UERJ, o país não poderia ser “um grande” explorador, porém temos sim uma boa vantagem nisso. "Só há estimativas, mas acredito que, pelo que já se sabe, as reservas brasileiras de petróleo devem ao menos duplicar", afirma. Com isso o governo de Lula promove novas regras para a exploração do petróleo no pré-sal.

E essa exploração com certeza não para. Foram encontradas pela Petrobras recentemente uma boa quantidade desse “ouro negro” (como é chamado pelos exploradores), de uma forma mais pura e leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo encontrado tem uma densidade de 28,5° API, baixa acidez e teor de enxofre, esse óleos são considerados de alta qualidade e maior valor de mercado.

Os primeiros resultados do volume estimado de óleo encontrado nas acumulações do pré-sal, descobertas até agora, apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma ideia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30º API.

As reservas comprovadas de petróleo no Brasil são de 11,19 bilhões de barris. A intenção da Petrobras é alcançar a produção diária de um milhão de barris de petróleo em 2017, com onze plataformas no pré-sal da Bacia de Santos.

O Professor René também afirma que esse óleo leve, só foi encontrado por que tinha muitas pessoas envolvidas para a exploração em outras camadas subterrâneas, chamadas de pós-sal, que era até então mais acessível e mais barata para ser explorada. "O petróleo pode se formar no pré-sal e ficar preso. Em alguns casos, o sal escorrega e abre passagem para o óleo, que se acumula nas rochas do pós-sal. É o que acontece na Bacia de Campos (RJ), por exemplo.", explica.

Até que o óleo do pós-sal começou a desaparecer. E com isso eles começaram a verificar que havia uma grande camada de óleo que estavam acumuladas nas rochas do pós-sal. Sabe por quê? Porque o sal encontrado nesses níveis, abaixo do nível do mar, é de uma quantidade extrema, e muitas vezes eles se espalham e com isso o óleo escapa daí à descoberta do pré-sal.

A Petrobrás está se encarregando muito além da exploração do pré-sal, ela também está ligada as pesquisas referentes a essa nova busca e o desenvolvimento tecnológico. Esse desenvolvimento nos dias de hoje se encontra muito mais desenvolvidos, pois no ano em que foi feita essa descoberta, a Petrobras usava essa tecnologia para garantir a produção exploratória nessa nova fronteira.

O Brasil, devido a essa descoberta, foi colocado na lista dos maiores produtores de petróleo do mundo, e com isso há muitos debates entres os políticos e governantes de muitos países, inclusive sendo tido como “ameaça” para os Estados Unidos da América, mas precisamente no estado do Texas, onde lá eles são os principais exploradores de petróleo.

E com isso, o então Presidente dos EUA, Barack Obama, visitou o Brasil entre os dias 19 e 20 de março de 2008, com um grande interesse de favorecer as empresas americanas para a extração do petróleo, principalmente as empresas que fornecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com