TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

CURSO: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

TURMA "E" – TER/QUI  10h – 11h50

2º SEMESTRE/2017

Aluno: Caio Cezar Ninaut Heleno

Matrícula: 100129137

Estudo Dirigido 1

Com as dinâmicas das relações sociais, em que a população "abandonava" o feudo e a vida no campo para viver na cidade (contexto da Revolução Industrial), não haviam pesquisadores que pudessem estudar ou até mesmo entender essas mudanças sociais (havia a filosofia e a psicologia que estavam em alta, o que quer dizer que era uma novidade no mundo das ciências por terem comprovado suas bases científicas através de pesquisas, mas estas não estudavam o funcionamento da sociedade como um todo e sim o indivíduo. Então Emile Durkheim, considerado Pai da Sociologia recebe esse título por instituir esse objeto de estudo e por isso, a sociologia pôde ser considerada uma ciência social. Já que o Zeitgeist do século XIX é marcado por um período no qual as ciências naturais e exatas estão em alta, ou seja: para as coisas terem algum significado, elas deveriam ter um objeto, um método, uma explicação. Durkheim instituiu o fato social como objeto de estudo da sociologia e com isso, vários métodos de estudo foram desenvolvidos, como as observações não estruturadas que são assistemática e no caso mais informal, na qual o pesquisador é um expectador; a observação estruturada, que é planejadas e com critérios bem estabelecidos e a participante, na qual se participa como se fosse membro dessa sociedade, agindo como tal.

Essas transformações sociais são dadas de acordo com o conhecimento social, hoje em dia grande parte da sociedade tem como a ciência sua base de conhecimento. A ciência é a base racionalista que através de observações, analises e experimentos utiliza dos fatos para provar seus argumentos. É o que nos permite observar um fenômeno e saber a causa do mesmo. A junção de todos esses fatos na história que compõe a sociedade traz progresso e não somente isso, como também uma infinidade de problemas sociais no século XIX. Essas tempestades de ideias faz com que surjam pessoas intelectuais que querem entender e resolver estes problemas, a par de pôr uma ordem social. A sociologia por si só tem várias linhas de pensamentos de sociólogos que tentam explicar esses eventos o que nos leva a como e porque a sociedade se comporta da maneira que se comporta, o que faz as pessoas agirem dessa forma.

O sociólogo Anthony Giddens, pai do naturalismo diz que as características principais da ciência social são 3: O naturalismo, a causação social e o funcionalismo. O objeto de estudo dele na sociologia é a análise das práticas sociais e por que assim seria possível entender como funcionam as práticas sociais dentro de uma sociedade, ou um ambiente(meio). O fato da ciência causar um impacto na sociedade é um dos motivos da sociologia como ciência social quere causar um grande impacto na sociedade, apesar da mesma não parecer ter esse efeito. O mais importante é que as ciências sociais tenham uma posição em relação a sociedade e que essa posição não seja por um motivo de crenças falsas e leigas, para que a mesma tenha um efeito transformador o que as ciências sociais procuram causar na sociedade. Tudo isso faz sentido, quando vemos que a ciência social estuda a sociedade com o objetivo de entender como um grupo social pensa, o porque eles pensam dessa forma, e como está instituído o pensamento coletivo, na cabeça das pessoas pertencentes a essa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com