TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Musical Brasileira

Casos: Identidade Musical Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Identidade em Ritmo

É impossível definir uma identidade nacional, sem tocar no grande ícone influenciador da música moderna brasileira João Gilberto. Sua música foi capaz de tocar um cenário que até então possuía características de ditaduras e subjugava a livre expressão. Em meio a tal sociedade nasceu a Bossa Nova, estilo musical definido pela levada única e suas letras leves e descompromissadas, que viriam a influenciar outros movimentos de liberdade de expressão.

João Gilberto nasceu na Bahia, em uma cidade chamada Juazeiro. Suas primeiras lições musicais começaram com a aquisição de um violão ao seus catorze anos de idade. A partir de influências internacionais no jazz norte-americano como Duke Ellington e Tommy Dorsey, começou sua obcecada busca pela criação de um estilo musical expressivo e único. Após mudar-se para o Rio de Janeiro na década de cinqüenta, participou junto com estudantes de classe média, de encontros musicais que buscavam inovar a identidade musical brasileira. Com as idéias desenvolvidas nesses encontros e uma brilhante parceria com Tom Jobin, João Gilberto inseriu uma nova batida de violão, que veio a se tornar a grande base da Bossa Nova, denominada no exterior como "Brazilian Jazz", Após grande repercussão nacional, nosso maestro foi convidado a gravar juntamente com o cantor de jazz Getz um album que em 1965 foi contemplado com o prêmio"Grammy" de "Best Album" do ano.

A bossa Nova de João Gilberto e outros, desencadeou uma revolução na música brasileira. Até o momento o governo, por resquícios da ditadura Vargas, determinava uma certa repressão na maneira das pessoas se expressarem, que refletia inclusive na música da época, que possui temas mais pesados e caracterizada por ser menos envolvente. O movimento trouxe um rosto mais despojado, com um ar mais leve, baseado no clima, paisagem e amores no cenário popular, identidade assumida e preservada até hoje pelo Brasil. A Bossa Nova, principalmente os trabalhos de João Gilberto, influenciaram cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil, fundadores do projeto Tropicalista, que possuía letras que atacavam por vias subliminares a ditadura da época e que por conseqüência acabaram se tornando marco importante da história moderna brasileira.

Os trabalhos desenvolvidos por João Gilberto influenciaram milhares de pessoas pelo mundo, criando uma nova imagem para o Brasil da época, sendo reconhecido, a partir de agora, como representante importante da musicalidade a nível mundial. A criação da Bossa Nova acabou vinculada a nova maneira de expressão social e reconhecimento do povo brasileiro, mostrando essa verdadeira face poética que é atribuída até hoje ao Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com