TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexos da globalização na identidade nacional brasileira

Por:   •  18/5/2018  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS

Homem, política e sociedade

Jeová Dantas Feitosa Neto

ATIVIDADE DISCURSIVA

 (REFLEXOS DA GLOBALIZAÇÃO NA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA)

IMPERATRIZ

2017

Reflexos da globalização na identidade nacional brasileira

        Todo esse complexo fenômeno que conhecemos como globalização, diferente do que muitos pensam, teve início a muito tempo atrás com o surgimento dos movimentos migratórios. Já que antes disso o homem se encontrava isolado na sua cultura, de forma que não tinham conhecimento nenhum dos outros povos que vivam do outro lado do oceano, ou em outras partes do mundo. O processo de globalização teve início quando o homem aprendeu a navegar e teve contato com outras culturas, realizando trocas de coisas peculiares de sua região pelas de outras. E foi a partir daí que as culturas de cada parte do globo foram se espalhando e se misturando.

        Vários acontecimentos contribuíram significativamente com a globalização, a Revolução Industrial e a expansão do capitalismo, evolução dos meios de comunicação. Com isso a globalização passa a gerar consequências em diversas áreas de um Estado, como: cultura, sociedade, economia, política e outras.

        Assim como em outros países, esse fenômeno que tornou o mundo uma “aldeia global” também afetou o nosso país em vários aspectos. Um grande exemplo disso é nossa cultura, que atualmente podemos dizer que foi americanizada, expressões e gírias do nosso cotidiano, manuais de auxílios técnico, rótulos, marcas dentre outras coisas, vêm sendo cada vez mais adeptas da língua inglesa, devemos essas e outras mudanças na nossa identidade nacional ao vasto domínio econômico dos Estados Unidos. Tudo isso fez com que o brasileiro se tornasse um grande fã dos norte-americanos, gerando um certo complexo de inferioridade.

        Embora a globalização contribua com o desenvolvimento econômico do país por meio das exportações e transações financeiras internacionais, não demora muito para percebermos que o outro lado da moeda não apresenta tantas vantagens, os países mais pobres e emergentes se tornam dependentes das nações de primeiro mundo, as quais compram sua matéria prima por preços irrisórios e lhes fornecem produtos tecnológicos a preços exorbitantes. Isso é uma das principais causas da exclusão social que afeta aqueles que vivem à margem do capitalismo, gerando um sistema extremamente antagônico, onde alguns se beneficiam com as formas modernas de trabalho enquanto outros são explorados e até mesmo escravizados, exemplo disso é o trabalho infantil e trabalho análogo.

        A partir do que foi discutido acima podemos perceber que a globalização não só teve reflexos na nossa identidade como tornou o Brasil no que conhecemos o hoje, o País do carnaval, futebol, samba, uma mistura de culturas trazidas por portugueses, espanhóis, italianos, ingleses, africanos e o próprio índio. Nos tornou também um dos maiores exportadores de minério de ferro, soja, cana de açúcar, petróleo bruto e dentre outros. Ou seja, a globalização formulou nosso país em vários aspectos trazendo uma série de elementos positivos e negativos, cabendo aos governantes a função de administrar esse cenário constante da melhor forma possível, pois nem tudo que é imposto pelas grandes potências mundiais é o melhor para países ainda em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com