TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação De Oportunidades Para Empreendimentos

Artigo: Identificação De Oportunidades Para Empreendimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  658 Visualizações

Etapa 3

Passo 1

Cluster abrange não apenas agrupamentos industriais, mas diversos outros negócios, que por algum motivo, incentivado, ou não, tenham surgido de forma planejada ou aleatoriamente em uma região.

A denominação não é nova. Segundo Meyer-Stamer, há mais de um Século, o fenômeno de aglomeração de empresas do mesmo ramo ou de ramo similar. Esse estudo, porém, “ficou esquecido até os anos 80, quando se divulgou o fato de que essas estruturas tinham se mostrado extremamente dinâmicas na Itália, coincidindo com observações feitas em outras partes do mundo e em diferentes disciplinas.”

O objetivo de um cluster é o ganho de eficiência coletiva, estabelecendo vantagem competitiva baseada na ação conjunta e em economias externas locais. Concentrações geográficas e setoriais são sinais evidentes da formação de um cluster, porém não suficientes para gerar a eficiência coletiva. Para Amato Neto (2000), o conceito de eficiência coletiva é representado por um conjunto de fatores facilitadores. São eles:

Divisão do trabalho e da especialização entre produtores;

Estipulação da especialidade de cada produtor;

Surgimento de fornecedores de matéria-prima e de máquinas;

Surgimento de agentes que vendam para mercados distantes,

Surgimento de empresas especialistas em serviços tecnológicos, financeiros e contábeis;

Surgimento de uma classe de trabalhadores assalariados com qualificações e habilidades específicas.

Do Nosso grupo dois integrantes são funcionários da empresa sucroalcooleira, em conversa a Gestão do Conhecimento com palestras, sempre procurando saber a opinião do colaborador, em diversos assuntos com isso se cria um clima harmonioso dentro da área de trabalho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com