TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia para Karl Marx

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 2

Diferentemente do conceito de ideologia em alguns ramos filosóficos da sociologia, para Marx, ela está associada com a falsa consciência que visa beneficiar uma determinada classe, ou seja, idéias criadas para atingir determinado grupo de pessoa em prol dos seus próprios interesses, que dominam não só materialmente, mas também espiritualmente.

A ideologia se estabelece a partir da política, arte, educação e até mesmo da religião, que mostra a percepção de um mundo imutável, sendo assim, seria a idéia de que as relações sociais e a evolução dessa socialização, não podem e nem foram transformadas, pois assim foi criada, por exemplo.  Tudo isso é manifestado sempre de acordo com a classe dominante de que pertencem.

          “As idéias dominantes de uma época são idéias da classe dominante”

Iniciando-se com a criação da propriedade de produção, surgem duas classes opositoras; os proprietários, constituídos pela burguesia e possuidora do trabalho intelectual e os meios de produção e os proletariados, constituída por trabalhadores possuidores do trabalho manual.

Este sistema, capitalista, onde o trabalho teria mão de obra “livre” está muito associado com o termo de alienação, que se refere a tudo que estaria alheio de determinada visão política, cultural, da vida em geral ou simplesmente de como tudo isso é de fato, o homem que é alheio, não sabe de toda totalidade que está inserido e a falta não somente da consciência critica, mas também histórica, leva-o a viver dentro dessa ideologia estabelecida e acreditar em idéias universais.

No caso do operário (trabalhador), ele vira alienado quando o produto de seu trabalho não o pertence mais, quando essa força é vendida e assim, não decide mais sobre o seu salário, horário, entre outras coisas. Com essa venda, o fruto do seu trabalho passa a pertencer e ser usufruída  pela burguesia.

Então podemos dizer, como o próprio nome se refere, que o Capitalismo torna os seres individualistas, as produções não pertencem a todos como deveria ser de fato, mas sim a uma pequena parcela criando as desigualdades sociais. E levados a pensar por uma das questões levantada a partir dos conceitos do filósofo Marx, de quem estaria pagando realmente um salário, o burguês ou o proletário, percebemos um dos tipos de exploração feita por este sistema, já que quem produz predominantemente de fato é o trabalhador, fornecedor do trabalho manual.  Resumindo, têm-se:

A burguesia é a classe dominante dona dos meios de produção, proprietária do trabalho feito por operários, que vendem sua força de trabalho, a qual estabelece a ideologia para possuir esse sistema sem questionamento.

Temos o exemplo da frase que se encontra na bandeira brasileira; “ordem e progresso”. No sistema a ordem seria para os trabalhadores e progresso apenas para a burguesia.

Então o ideal seria socializar os meios de produção, causadores da desigualdade social. Para isso seria necessária uma revolução que se estabeleceria a partir da luta de dos opressores x oprimidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com