TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia Alemã Karl Marx e a Ideologia Alemã

Por:   •  9/11/2020  •  Monografia  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

Karl Marx e a Ideologia Alemã. Ler o livro e responder às seguintes questões:

1) Qual é a crítica de Marx aos hegelianos? Estabeleça uma relação entre os velhos e os novos hegelianos.

Marx critica a crença hegeliana de que o mundo real é produto do mundo ideal, permitindo a reprodução de falsa premissas para a solução da dominação, enquanto suas condições reais permaneciam as mesmas. Por esse motivo, Marx insinua, inclusive, que esse sistema teria cunho burguês, uma vez que não combatia os verdadeiros problemas. Também, os jovens hegelianos criticaram Hegel, sem deixar de se basear nele, sem criticar o sistema por completo, atendo-se somente ao reino ideológico, não ao meio material.

2) Explique o que é produção da vida material.

É o trabalho para a satisfação de necessidades de sobrevivência, produção de meios que satisfaçam necessidades fundamentais.

3) Como Marx define o poder social?

Ele define como a força produtiva multiplicada devida à cooperação dos diversos indivíduos, condicionada pela divisão do trabalho.

4) Marx não se preocupa com a natureza individual, pois para ele só existe o indivíduo historicamente determinado. Explique.

Pois considera a consciência como um produto social, nunca existindo uma ‘natureza’ determinada que se separa dos instintos, e sim necessidades, pensamentos e julgamentos influenciados pelo meio, pela sociedade e pelo sistema de produção.

5) A divisão do trabalho domina os homens ao invés de ser controlada por eles. Por que? Explique detalhadamente como Marx apresenta a divisão do trabalho

Para Marx a divisão do trabalho surgiu na separação de trabalho braçal e trabalho intelectual, uma vez que deixou-se de alienar somente o corpo, mas agora também a mente em forma de desmonte da lógica. A divisão técnica do trabalho determina a divisão da sociedade em classes como a separação do trabalho humano intelectual do manual dimensiona o processo produtivo e o próprio trabalhador numa unilateralidade. “Os operários estão submetidos à lógica que o capital impôs ao processo de trabalho. Quem atua para submetê-los são os trabalhadores técnico-científicos, que se constituem em agentes do capital.”

6) Marx associa o desenvolvimento da divisão do trabalho com as diferentes formas de propriedade. Explique.

Ele diz que a divisão do trabalho e a propriedade privada são expressões idênticas, uma sobre a atividade em si e a outra sobre o produto desta atividade. Ainda, segundo Marx, cada novo estádio na divisão de trabalho determina igualmente as relações entre os indivíduos no que toca à matéria, aos instrumentos e aos produtos do trabalho. A primeira forma da propriedade é a propriedade da tribo; A divisão do trabalho é então muito pouco desenvolvida e limita-se a constituir uma extensão da divisão do trabalho natural que existia no âmbito da família.

A segunda forma de propriedade é a propriedade comunitária e a propriedade estatal, que provém sobretudo da reunião de várias tribos numa única cidade, na qual subsiste a escravatura. A divisão de trabalho está mais evoluída; encontramos já a oposição entre a cidade e o campo, e mais tarde a oposição entre os Estados que representam o interesse das cidades e aqueles que representam o interesse dos campos. Mesmo no interior das cidades vamos encontrar uma oposição entre o comércio marítimo e a indústria. As relações de classe entra cidadãos e escravos atingem o seu maior desenvolvimento.

A terceira forma é a propriedade feudal ou propriedade por ordens. Os servos da gleba que constituem a classe diretamente produtora. No apogeu do feudalismo, a divisão do trabalho foi muito pouco impulsionada: cada país continha em si mesmo a oposição cidade-campo. A divisão em ordens era muito acentuada mas não encontramos nenhuma outra divisão de trabalho importante fora da separação entre príncipes, nobreza, clero e camponeses no campo, e mestres, companheiros e aprendizes, e posteriormente uma plebe de jornaleiros, nas cidades.

7) Dizer que a vida material condiciona a vida intelectual é o mesmo que dizer que as relações de produção determinam a consciência. Explique.

Isso porque a consciência está diretamente ligada à atividade material, sendo o comércio intelectual uma emanação do comportamento material. A consciência se desprende do homem, que é o ator principal nas relações de produção, sendo imensamente influenciado e tendo suas atitudes e condicionando sua vida e forma de pensar. “A consciência nunca pode ser mais do que o Ser consciente e o Ser dos homens é o seu processo da vida real.” “Serão antes os homens que, desenvolvendo a sua produção material e as suas relações materiais, transformam, com esta realidade que lhes é própria, o seu pensamento e os produtos desse pensamento.”

8) Como Marx explica o desenvolvimento da consciência?

A consciência se desenvolve dentro das relações sociais; não determinando a vida, mas sendo determinada por ela. Sendo a evolução da consciência uma consequência da evolução da história e tudo que a envolve.

9) Para Marx os homens devem estar em condições de viver para fazer história.

Antes de poderem “fazer história” os homens devem viver (de forma minimamente plena), e para isso primeiro devem sobreviver, ou seja, o básico da sobrevivência para todos os homens é um critério essencial para o desenvolvimento da história. Tendo, inclusive, como primeiro ato histórico a produção dos meios que permitam a satisfação de necessidades de sobrevivência, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.

10) Quais são os atos históricos do homem? Explique-os.

1º ato histórico: Produção dos meios que permitam satisfazer as necessidades materiais: comer, beber, ter um teto, vestir-se, etc.​

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com