TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos E A Informática

Monografias: Idosos E A Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

1 APRESENTAÇÃO

Esta pesquisa vem do pressuposto de que, educar na terceira idade, significa participar da construção de um novo ato social, onde se buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador, onde o tema central foi à análise das condições físicas e cognitivas fundamentais para o desempenho dos idosos no uso da tecnologia.

Considera-se fundamental pensar no idoso como uma pessoa apta, a se desenvolver e contribuir, como cidadão no mundo em que vive, sendo assim capaz de envelhecer, saudável e feliz. A inclusão digital pode ser vista como um caminho de grande relevância para a inclusão social. Uma pessoa integrada com o universo digital terá condições de adquirir novas práticas associadas à busca e a construção do conhecimento, ampliando as possibilidades de sua integração social e acesso a canais de comunicação que poderão proporcionar uma ampla relação pessoal com pessoas de qualquer parte do mundo, amenizando o estado depressivo que na velhice vem junto com a solidão.

A geração de idosos de hoje tem revelado suas dificuldades em entender a nova linguagem e em lidar com os avanços tecnológicos até mesmo nas questões mais básicas como os eletrodomésticos, celulares. Conseqüentemente, aumenta o número de idosos iletrados em Informática, ou analfabetos digitais, em todas as áreas da sociedade.As maiores dificuldades encontradas pelos internautas mais velhos são a adaptação com o mouse, os termos utilizados e o turbilhão de informação que gira em torno da informática. Outro fator muito importante é a falta de incentivo e motivação, que faz com que se sintam incapazes de aprender algo que segundo eles só diz respeito às pessoas mais jovens.

2 JUSTIFICATIVA

O presente estudo fez-se necessário, devido o empenho dos idosos em se manter em atividade, devido à sociedade contemporânea socializar e incorporar as relações produzidas pela rede de interconexões de pessoas entre si mediadas pelas tecnologias da comunicação e informação, onde a utilização do computador e a busca de domínio da informática vêm crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, atualizada e inclusiva. Hoje, seu uso independe de área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização, auto–imagem e conseqüentemente na auto-estima de idosos (PAPALIA,2003)

No processo de aprendizagem durante o envelhecimento, várias questões se apresentam. Uma delas, que vem sendo atualmente bastante enfatizada, tem sido a aprendizagem do uso do computador como ferramenta de trabalho ou de comunicação e fonte de informação, inseridos nos cursos das universidades abertas para a terceira idade. Os estudos apontam que o interesse dos idosos pela aprendizagem da tecnologia computacional está centrado no desejo de incluir-se no progresso social. Além disso, nota-se que o perfil do idoso do século XXI mudou, ele deixou de ser uma pessoa que vive de lembranças do passado, recolhido em seu aposento, passando a assumir uma postura mais autônoma e ativa, capaz de produzir e consumir produtos e serviços que no passado não estavam a sua disposição. Mais importante, a sociedade defronta-se com um idoso-cidadão que se sente responsável pelas mudanças sociais e políticas (KACHAR, 2001).

Vendo a tecnologia instalando-se cada vez mais no processo de vida das pessoas, a decisão é enfrentar, pois a alternativa é adentrar esse mundo ou ficar excluído. Acompanhar a evolução tecnológica e os progressos na comunicação, para diminuir o isolamento, sentir-se parte integrante deste novo mundo (Sá, 1999).

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivos Gerais

 Facilitar a relação entre o idoso e a Internet

3.2 Objetivos Específicos

 Investigar se os idosos têm acesso a serviços de inclusão digital;

 Apurar se existe atendimento especial aos idosos nos centros de inclusão digital;

 Verificar quais ferramentas o idoso utiliza para se comunicar e quais as dificuldades encontradas por ele no uso e na aprendizagem dessa tecnologia que podem limitar a sua utilização.

 Construir estratégias metodológicas educacionais para preparar a população da terceira idade (ativa ou aposentada) no domínio operacional das ferramentas computacionais;

 Ampliar os conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas (software, hardware, internet, multimídia e acessórios)

 Gerar a alfabetização na nova linguagem tecnológica que se instala em todos os setores da sociedade e inserir o idoso nas transformações da sociedade.

 Estimular a atividade mental do idoso;

 Destacar o interesse do idoso em adquirir o conhecimento da informática;

 Discutir estratégias de ensino para facilitar o processo de apreensão da tecnologia;

 Possibilitar ao usuário além do manuseio básico do equipamento e dos recursos do programa, uma posição crítica diante da tecnologia, da modernidade.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Santos (2005), pode-se observar a evolução da sociedade através de seu processo histórico. A Revolução Industrial modificou a vida das pessoas com o uso da energia elétrica. Hoje as revoluções tecnológicas como, por exemplo, o uso do computador, estão alterando a relação das pessoas na sociedade.

A geração dos idosos de hoje tem apresentado dificuldades em entender a nova linguagem e em lidar com os avanços tecnológicos, até mesmo nas questões mais básicas, como o uso de eletrodomésticos, celulares e caixas eletrônicos. Todas essas mudanças podem tornar o idoso um elemento de exclusão social (Kachar, 2002).

Os conhecimentos da Internet são ligações para o novo século e, além de serem um caminho para combater a exclusão social que as pessoas idosas vivenciam, são um espaço de comunicação, de troca com pessoas de todo o mundo e de aprendizagem constante. Portanto, valorizar a experiência do idoso, através do uso de interação em ambientes de educação permanente na Web, e despertar seu interesse em assumir o papel de cidadão da sociedade, é fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com