TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação Da Previdencia Social No Brasil

Artigos Científicos: Implantação Da Previdencia Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

essa junto à assistência social vem tornando melhor o tratamento e amparo às pessoas que necessitam em nosso país.

Desenvolvimento

Historicamente nota-se que a política previdenciária vem se desenvolvendo de acordo com a evolução da sociedade na qual está inserida, de acordo com seu desenvolvimento econômico e com as várias revoluções sociais. Essa política se contradiz no tocante à sua opinião sobre a reprodução da força e a inclusão dos direitos sociais, muitas vezes chegando a reduzir os direitos sociais se embasando na seguridade ou no ponto de vista limitado do Serviço Social.

No Brasil o século XX ficou marcado por muitas mobilizações de cunho social, norteadas pelo famoso Tratado de Versailles, que obrigava os países ocidentais a desenvolver sistemas de proteção social. As mobilizações mais marcantes da época foram as greves de 1905, 1917 e 1919, além do Movimento Tenentista.

O Brasil começo a adotar um tipo de economia industrial a partir de 1930 quando os burgueses começou a comandar o Estado, marcando assim esse período como um governo que priorizava a industrialização, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde os mais influentes eram os fazendeiros que faziam parte do grupo agroexportador. Dessa feita o poder público procurou o apoio dos operários, chegando assim a uma legislação que protegia o trabalho e tornava legal os anseios sociais.

No inicio doas anos 90 era constituída o IAPs – Instituto de Aposentadorias e Pensões, preparados para abrangerem mais grupos de empregados, mas deixando de lado os empregados domésticos e os trabalhores rurais, pois consideravam que essas classes eram desorganizadas e faziam oposição à economia da época.

Ao chegar o final do mandato do então presidente da República Jucelino Kubitscheck, fora aprovada pelo CN a Lei Orgânica da Previdência Socia (1960), que proporcionava a todos gozar dos mesmos benefícios e serviços previdenciários, permanecendo, os IAPs para resguardar os interesses da época.

Norteada pela ideia de saúde (universal), previdência (quem contribui) e assistência (precisados), a Constituição de 1988 tornou a Previdência social como sendo um direito de todos.

No interior da Igreja católia, em 1936, surge o serviço social como profissão adjunta ao contexto histórico atual. Em 1944 a portaria Nº 25 – 06/04/1944 do CNT, que relacionava o Serviço Social diretamente com a Previdência Social.

Podemos pontuar três momentos da criação do Serviço Social junto à Previdência Social, o primeiro relacionado ao discurso de humanização das grandes máquinas, que identificava os objetivos profissionais com os objetivos institucionais e se concretizando com a criação do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social.

Nesse momento, a prática de ação do Serviço Social foi expressa pelo Plano Básico de Ação, cuja diretriz fundamental era desenvolver programas de assistência social para suprir as necessidades socioeconômicas da época. O que motivou a elaboração do segundo PBA do Serviço Social em 1978, foi o fato dos profissionais da área buscarem seu espaço nos órgãos locais, usando como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com