TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Transdisciplinalidade.

Pesquisas Acadêmicas: Importancia Da Transdisciplinalidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

Importância das etapas de um projeto com relação à transdisciplinalidade.

Um projeto de trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das salas de aula. Com os projetos transdisciplinares os alunos devem ser ensinados a pensar, a relacionar os temas trabalhados com seu cotidiano, devem saber problematizar para assim aprender de forma mais ampla não apenas decorando em aula, sabendo matérias escolares, mas sabendo para a vida.

O professor tem um papel de grande importância em sala de aula, é ele que cria os projetos deixando de lado o papel de transmissor de conteúdos para se transformar em um pesquisador. Jamais o professor estará sozinho, pois o projeto é coletivo e se fundamenta em pesquisa, pois tudo que se ensina através de um projeto, começa de um problema inicial. Através de um projeto pode-se ensinar muitas coisas, basta ter uma ideia inicial, buscando pesquisar evidências sobre o assunto. O projeto de trabalho escolar aproxima a escola do aluno e se associam muito a o interesse do educando, à curiosidade e investigação. Quando se inicia um projeto devemos saber a importância que a justificativa tem, pois é através dela que paramos para pensar e esclarecer o que o tema a ser trabalhado contribuirá para o aprendizado do aluno? E o que ele alcançará no decorrer do projeto? O objetivo tem uma grande importância, pois mostra o que queremos alcançar e o resultado que queremos atingir com o projeto, temos o procedimento que mostra tudo o que será feito de atividade no decorrer do projeto, também os conteúdos, que classificam as matérias entre Português, Matemática, Artes, Ciências, História e Geografia, cada uma traz atividades relacionadas ao tema desenvolvido no projeto. A avaliação ligada ao projeto, pois é através dela que o professor analisa se os objetivos proposto para o alunos foram alcançados, e se foram bem desenvolvidos, e se não foi, o porquê? Se o método de aplicação não chamou á atenção dos alunos, ou se o projeto não tinha ligação com a realidade e faixa etária dos alunos.

Não podemos esquecer que o projeto deve vir a contribuir no aprendizado escolar, pois conseguimos apartir de um tema criar um projeto e com ele adquirir resultados e objetos. Assim, decidimos então, trabalhar o projeto corpo, para que os alunos, ao término do projeto, possam saber a importância de conhecer seu próprio corpo.

Para que o projeto esteja ligado com a transdisciplinalidade, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a alguma disciplina, mas que se estude de uma maneira totalizada. Com relação à transdisciplinalidade, o corpo é um tema que esta relacionada a varias disciplinas. Sendo assim a transdisciplinalidade contribui em um projeto de forma diferente, através dela não se pode falar apenas de uma disciplina, mas sim, devem-se trabalhar elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das salas de aula.

Meu corpo

Assim como todos os seres humanos, as crianças e adolescentes não são iguais, cada um tem seu próprio jeito de ser e suas próprias características individuais. Conhecer o próprio corpo, portanto, possibilita para todo um contexto social, auxiliando na aquisição de conhecimentos, como também no decorrer de nossas vidas, para que criamos uma imagem positiva de nós mesmos e compreendamos as diversas diferenças existentes entre a população e assim aprender a respeitá-las.

O estudo sobre o corpo humano deve ser abordado e trabalhado com respeito e naturalidade, já que ele é nosso meio de inter-relação com o mundo exterior. É através do autoconhecimento de maneira global que há a possibilidade de se conhecer para assim aprender a se valorizar, tanto biologicamente, afetivamente, socialmente e familiarmente, como também visando o lado individual, enfocando o autocuidado, como: higiene, segurança, conforto e alimentação.

O corpo humano é formado por diversas partes que dependem umas das outras, sendo que cada uma dessas partes são responsáveis por determinadas funções e por uma ou mais atividades. Saber como nosso corpo funciona é muito importante para termos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

A escola, portanto, mostra-se engajada, com o mesmo objetivo, de que haja um conhecimento por partes das crianças em relação ao próprio corpo, sabendo que o nosso corpo é nossa maneira de comunicação, de estar relacionado com o mundo e enfatizando o cuidado que devemos ter em relação a nós mesmos. Também a escola visa possibilitar uma relação de amizade e respeito entre demais colegas, família, comunidade, sociedade e, sobretudo respeitando as diferenças.

Fatores que levaram um projeto a desenvolver-se satisfatoriamente

Ao observarmos vários projetos, teve um que nos chamou mais atenção, o projeto “No mundo dos animais”, pois a educadora escolheu esse tema pensando nas crianças no que elas gostariam de saber e aprender mais sem tornar a aula repetitiva. Para elaborar um projeto é necessário seguir algumas etapas, justificativa, objetivo geral, objetivo específicos, desenvolvimento e culminância.

Percebemos que este projeto “No mundo dos animais”, foi escolhido pela professora por despertar a curiosidade e interesse dos alunos, pois toda criança tem ou quer ter um animalzinho em casa, e através dos animais, ela procurou contribuir para um melhor desenvolvimento, um ambiente agradável e de bons relacionamentos, colaborando para maiores relações afetivas dos alunos, fazendo com que eles se tornem pessoas mais solidárias, que respeitem mais uns aos outros e suas individualidades.

Esse projeto foi realizado com estratégias e atividades variadas durante todas as aulas. Sendo feito também um passeio até ao zoológico, aonde os alunos puderam ver e observar vários animais, alguns que nunca haviam visto antes. A professora pode explicar os tipos de animais e seus respectivos habitat, assim esclarecendo muitas dúvidas dos alunos, tornando uma aula divertida e dinâmica com alegria e descontração.

Com este projeto podemos observar várias situações, aonde vimos que pequenos gestos e gentilezas podem atrair a atenção das crianças despertando seus interesses de aprender e querer saber sempre mais, que às vezes um simples detalhe faz a diferença.

Situações pensadas que fizeram a diferença nesse projeto:

É possível trabalhar o tema animais na educação, pois hoje em dia é fácil ter um animal de estimação em casa, assim também mostrando que se pode ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com