TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  2.279 Visualizações

Página 1 de 8

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE;IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Lilyan Karinne Rodrigues Martins RA: 1529252

Selma Aparecida Rezende RA: 1525182

Polo Salinas

2016

Lilyan Karinne Rodrigues Martins RA: 1529252

Selma Aparecida Rezende RA: 1525182

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Artes Visuais (Licenciatura), como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.

Polo Salinas

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. OBJETIVOS 4

2.1 OBJETIVO GERAL 4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4

3. DESENVOLVIMENTO 5

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8

3.2.1 Ambientes e Público Alvo 8

3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 8

3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas 9

3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma 14

4. AVALIAÇÃO 16

4.1 RESULTADOS ESPERADOS 16

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

O ser humano pode e deve aprender muito com uma criança, esta se bem preparada para enfrentar as dificuldades da vida, pode ser grande exemplo e assim mudar os rumos do mundo. Para que possa existir uma mudança, é necessária uma interação entre o meio de convivência das crianças e dos jovens, junto com aqueles que convivem diariamente direta e indiretamente.

As pessoas vêm adotando estilos de vida baseados em modismos, passageiros, mas impactantes. Como exemplo pode-se citar a prática de exercícios físicos, voltando este assunto para as escolas, é algo que poderá trazer diversos benefícios, ao incentivar aos alunos a praticarem exercícios, fortalecendo o trabalho em conjunto e espírito de equipe além de desenvolver a interação com o próximo.

Para que o projeto tenha uma base sólida voltada para a educação, serão usados como ferramentas de estudo para o trabalho, alguns temas transversais como a Ética, a Pluralidade Cultural e a Saúde. Um Projeto construído para realizar um dia de lazer entre escola e comunidade, buscando a reaproximação dos alunos com pessoas próximas, que muitas vezes as ocupações afastam, não permitindo momentos de diversão, práticas de esporte entre outras atividades que ficam para segundo plano, quando as obrigações automáticas já não dão mais espaço.

1.1 OBJETIVOS

• Promover a conscientização e o intelecto da concepção e imaginação dos estudantes do Colégio Presbiteriano de Salinas em relação aos aspectos de autoconhecimento para o autocuidado.

• Desenvolver a reaproximação afeto familiar e também um conhecimento profundo da comunidade.

• Criar o sentimento de respeito mútuo e de solidariedade, a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas em uma interação entre a escola e a comunidade ao seu redor.

1.2 JUSTIFICATIVA

Diante da proposta de interação entre escola e comunidade e o fato da escola agregar valores e promover o incentivo a assuntos que são capazes de fazer um futuro melhor para seus alunos, cria-se a partir dai um projeto que trás consigo, a motivação para se adotar práticas saudáveis como exercícios, alimentação correta, além de buscar a aproximação dos pais, alunos e comunidade, uma vez que devido a diversos motivos, a aproximação baseia-se em apenas às funções diárias de casa, trabalho e escola, ficando o lazer e os cuidados de lado.

Diante da situação atual, que mostra dificuldade e pobreza entre outros aspectos advindos da crise e das guerras, é necessário o incentivo à solidariedade partindo da escola para a comunidade e da comunidade para fora. Ensinando assim às crianças e aos jovens que é necessário ajudar ao próximo, compartilhando e fazendo o bem.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

Quando se fala em interação entre escola e comunidade, é preciso pensar em uma forma diferente para ensinar conteúdos importantes vistos em sala de aula, mas que muitas vezes não é aplicado no cotidiano dos alunos. É necessário que eles se sintam confortáveis diante do que lhes é proposto, além de incentivar a melhor aprendizagem, a interação com pessoas de sua vivência e fora dela, desenvolvendo o aprender em conjunto e a levar o conhecimento que adquirem para outras dimensões.

A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças (Mahoney, 2002).

Para compreender os processos de desenvolvimento e seus impactos na pessoa, é preciso focalizar tanto o contexto familiar quanto o escolar e suas inter-relações (Polonia & Dessen, 2005).

Ações escolares devem ser consolidadas em um contexto participativo, integrador de todos seus segmentos, sincronizadas com o contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com