TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Organização para Negócios

Relatório de pesquisa: Importância da Organização para Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

O estado em que o homem integrava-se ao ambiente natural, agindo guiado por instintos e pelo conhecimento genético herdado de seus antepassados, é chamado de:O estado em que o homem integrava-se ao ambiente natural, agindo guiado por instintos e pelo cono herdado de seus antepassados, é chamado de:1. Introdução

A Organização faz parte do processo administrativo das empresas, onde tem por objetivo determinar as atividades necessárias para o alcance dos objetivos planejados, isto é agrupando cada uma destas atividades em uma estrutura através da departamentalização, buscando agrupar,estruturar,organizar e sincronizar todos os recursos e habilidades para atingir o objetivo pretendido. Analisaremos a importância da Organização nas empresas e sua função através do Desenho Organizacional e Departamentalização.

2. Desenvolvimento

2.1. A importância da função Organização para as Empresas.

A função Organização é importante dentro de uma empresa devida dar um norte à empresa reunindo e integrando os seus recursos e competências, definindo a estrutura de órgãos que deverão administra-los, estabelecendo a divisão do trabalho por meio da diferenciação, designando pessoas para a sua execução, alocando recursos necessários, coordenando os esforços. É através da organização que será determinado como a organização ira funcionar e como os recursos serão distribuídos e aplicados, podemos visualizar claramente estes órgãos, departamentos, cargos dentro de um organograma da empresa onde define quais funções e deveres cada setor e colaborador terão dentro da empresa. Para tanto, é necessário quatro requisitos fundamentais para o Retrato Organizacional:

• Como estrutura Básica: divisão do trabalho organizacional e alocação de recursos empresariais, fazendo com o que o sistema funcione integrada e satisfatoriamente.

• Como mecanismo de Operação: indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotina de trabalho, normas e regulamento interno.

• Como mecanismo de Decisão: estabelece o processo de tomada de decisão.

• Como mecanismo de Coordenação: define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional, obtendo integração e sinergia como um todo.

2.2. Análise do tipo de Departamentalização descrita na Empresa.

Analisaremos a empresa Xavier Comercio LTDA, esta empresa trabalha com dois tipos de organograma devido ter varias filiais espalhadas na região de São Paulo e Minas Gerais, temos um organograma funcional na Matriz situada na cidade de Franca, onde foram criados departamentos, cargos onde cada um tem sua parcela de responsabilidade para o bom andamento da empresa e outro organograma para as filiais definidas como departamentalização por clientela onde foram dividas as filiais em três regionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com