TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores: Quais Indicadores Serão Capazes De Demonstrar A Acessibilidade Dos Benefícios Das Novas Tecnologias, Em Especial De Informação E De Comunicações? Evolução Do Percentual De Pessoas Com Acesso A Internet. E Por Ai Vai..........

Artigos Científicos: Indicadores: Quais Indicadores Serão Capazes De Demonstrar A Acessibilidade Dos Benefícios Das Novas Tecnologias, Em Especial De Informação E De Comunicações? Evolução Do Percentual De Pessoas Com Acesso A Internet. E Por Ai Vai........... Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE ONLINE 1

1) Com base em tudo o que você leu até agora, comente (no máximo em duas páginas) a afirmação: A existência de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.

Para analisar-mos essa questão é necessária que iniciemos partindo do Brasil um pouco depois da sua independência. Onde a isonomia do pais e o Império o mantiveram como pólo mercantil essencialmente agrícola, tanto pelo mercado para o café como pelas condições naturais de seu plantio. Mas, também pela possibilidade de manter uma nação independente à base de trabalho escravo, e da manutenção de uma política econômica favorável à elite de grandes plantadores brasileiros, apesar da oposição inglesa. Isso foi possível devido a grande restrição às liberdades democráticas e ao executivo forte com faculdades políticas amplas.

Até pelo menos 1930 a rigidez social e o exclusivismo da elite estabeleceram redes patriarcais de riqueza, educação, poder e prestígio, apesar de movimentos sociais, artísticos e da nascente classe operária atuar em sentido contrário.

A partir dos anos 50, com a industrialização e depois com a ditadura militar, uma sociedade tipicamente urbana surgiu no Brasil. Foi quando se deu a criação do primeiro sistema de previdenciário e de bem estar que aos poucos tendeu a se generalizar, porém de forma lenta e ainda mantinha grande parte da sociedade brasileira excluída. Essa transformação foi possível graças a intervenção do estado, ao planejamento econômico e à estabilidade da técnica do ocidente entre o fim da guerra e os anos 70, assim como ao aumento da difusão de empresas internacionais no espaço geográfico, necessitando de operariado de ponta, resultando na migração de trabalhadores do meio rural para o meio urbano e consequente inchaço do meio urbano, trabalhadores sem terra e devastação ambiental.

As condições de trabalho no campo sempre foram bastante diferentes em relação a cidade, em geral marcadas pelo autoritarismo do governo e pelas longas jornadas de trabalho. O lazer praticamente focado na televisão, em especial na rede globo que através do futebol e da música escondia na década de 90, o lento crescimento da economia e a ampliação da população marginalizada nas cidades com suas consequências de violência e tráfico de drogas.

Há de se convir que, a realidade do Brasil difere da dos países desenvolvidos. Essa busca pela inserção no mercado internacional tem ignorado as discrepâncias, valorizado a reestruturação produtiva e a valorização do câmbio, enquanto ocorre queda na demanda interna em alguns setores, abalando nosso mercado interno, aumentando a precariedade. Tem-se optado não só pela geração de capital baseado na produção, mas também no capital especulativo, que deixa de gerar emprego aqui para gerar fora do país.

Assim, é inegável que nos últimos anos a discussão sobre a pobreza tem se tornado mais presente, especialmente quando se aponta o crescimento econômico como fundamental para sua redução. Embora essa realidade não esteja presente nos relatórios das agências multilaterais.

Uma das principais razões pelas quais os objetivos de políticas públicas centram-se na busca do crescimento e da igualdade é o fato de que a redução no grau de pobreza requer crescimento econômico e/ou declínio no grau de desigualdade.

Para haver redução do grau de pobreza de uma sociedade faz-se necessário o crescimento econômico ou o declínio da desigualdade, este último por sua vez requer distribuição de renda. Assim os objetivos das políticas públicas centram-se na busca do crescimento econômico e da igualdade.

Segundo o Banco Mundial, o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza são bem maiores que se imaginava no mundo em desenvolvimento, como no caso do Brasil , usando o novo método de avaliação para definir a linha da pobreza – renda individual inferior a US$ 1,25 ao dia. Chegando a conclusão que ¼ da população mundial vive nessa condição, revisando os conceitos anteriormente usados onde consideravam miseráveis pessoas que viviam com menos de US$ 1 ao dia, o número de homens e mulheres em estado de extrema pobreza no mundo aumentou em 400 milhões [Banco Mundial, 2005] .

No sentido de um enfrentamento da pobreza e desigualdade social de forma contínua e eficaz no Brasil, não há como dissociar o crescimento econômico com controle da baixa inflação, da distribuição de renda e políticas públicas que invertam a maior incidência da arrecadação tributária sobre as pessoas mais pobres.

2) Reúna um grupo de amigos ou familiares numa tarde de lazer e proponha um debate a partir das seguintes perguntas:

Grupo de Amigos/família: Francisco Antonio Borges Viana

Nivea Maria da Silva

Francisco Carlos de Sousa

a) O que é justiça?

Francisco Antonio – é a igualdade de direitos, equidade na distribuição de direitos e obrigações sem favorecimentos ou conveniência.

Nivea Maria - É o principio básico que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

Francisco Carlos – É algo que deveria ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, além da mediação através dos tribunais.

Leonardo Coelho (eu) - na minha opinião o melhor conceito de justiça se encontra nas escrituras sagradas (bíblia) onde o próprio criador fala “façam ao outros o que você gostaria que os outros fizessem a você” ou seja, para o criador e pra mim, justiça é a firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido e principalmente o que não lhe é devido.

b) O que é um direito?

Francisco Antonio – é um conjunto de normas jurídicas vigentes em um pais ou determinada região.

Nivea Maria - Direito é o conjunto de condições pelas quais a liberdade de um pode conciliar-se com a liberdade do outro.

Francisco Carlos – É um conjunto de normas que regem o comportamento humano impondo limites.

Leonardo Coelho (eu) - Direito é o ramo das ciências sociais aplicadas que tem como objeto de estudo o conjunto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com