TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-RH: A evolução da tecnologia no âmbito de gestão de pessoas

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

E-RH: a evolução da tecnologia no âmbito de gestão de pessoas

Ana Caroline Fernandes Pereira1; Brenda Alves da Silva 2; Giovana Pimentel Bittencourt 3; Jéssica dos Santos Morais 4; Mayara da Silva Sousa 5; William Retamiro6

  1. Graduanda do Curso Superior em Tecnologia de RH: amypinho@gmail.com
  2. Graduanda do Curso Superior em Tecnologia de RH: lirab39@gmail.com
  3. Graduanda do Curso Superior em Tecnologia de RH: giovana.cott@hotmail.com
  4. Graduanda do Curso Superior em Tecnologia de RH: jeemorais2015@outlook.com
  5. Graduanda do Curso Superior em Tecnologia de RH: mayarasousa393@gmail.com
  6. Professor da Universidade de Mogi das Cruzes; e-mail: wiliamretamiro@umc.br

                                                                         

Área de Conhecimento: Gestão de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção

Palavras chave:  Cidades Inteligentes, Tecnologia e  Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

A busca constante por sistemas de modernização só valida a necessidade de adaptação aos meios tecnológicos em um mundo que tem sofrido drásticas e frequentes mudanças. A cultura da inovação, portanto, tem intensificado o consumo de seus produtos e serviços; bem como o estimulo a concorrência para a garantia de sobrevivência das organizações num modelo de mercado acirrado. Alterações no cotidiano social modificadas pela otimização de processos têm influenciado comportamentos por meio do grande fluxo de informações; muitas atividades que outrora requeriam maior esforço físico e mental não mais exigem tanto empenho e diligências. Esta também tem ditado novas configurações para o ambiente, deste modo as cidades inteligentes propõem maior acessibilidade e aproximação para com a gestão e dinâmica urbana. O contexto tecnológico atual tem ofertado muitas ferramentas de implementação de estratégias automatizadas para o meio corporativo e organizacional; assim reduzindo custos e impulsionando a qualidade de sua prestação de serviços o que exige uma equipe atualizada para agregar ao seu empreendimento, o que torna meticulosamente imprescindível o processo de seu recrutamento e seleção. Deixando explícita a necessidade de unificação de tarefas e exigências quantos a capacitação para a necessária flexibilidade diante de possíveis alterações nas funções, sendo crucial saber lidar habilmente com divergentes informações e as manipular; o que torna um colaborador que obtém vantagem diante dos demais concorrentes, garantindo também resultados e vantagem competitiva para esta empresa diante das demais. Frente a esta afirmativa é que se frisa a importância da discussão referente aos impactos da globalização e a utilização de ferramentas tecnológicas no meio urbano e corporativo.

OBJETIVO

O presente estudo tem como objetivo a explanação acerca da globalização tecnológica, seus efeitos sobre o planejamento urbano e seus contrastes não apenas limitando-se a este espaço, mas interiorizando estruturas empresariais a fim de promover facilidades quanto aos processos de sua gestão. O referido continuamente se dispõe a apresentar um traçado evolutivo acerca da Gestão de Recursos Humanos desde sua implementação até sua habituação na utilização de instrumentos facilitadores para o processo de recrutamento, bem como sua reconfiguração diante de tal realidade. Para melhor conceituação acerca, fora desenvolvido um estudo de caso por meio de consultas de editais da AmBev referente ao processo seletivo para vaga de trainee.

METODOLOGIA

O desenvolvimento deste artigo utilizou de uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, revistas e artigos científicos de diversos autores acerca das temáticas aqui abordadas. Com embasamento nesses dados colhidos, também através de um portal empresarial online, é que fora realizado um estudo de caso referente ao edital de um processo seletivo para trainee; assim exemplificando o modo como os métodos de recrutamento e seleção evoluíram graças aos aparatos disponíveis pela globalização.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Conforme salientado o trabalho realizado em âmbito bibliográfico iniciou-se na conceituação da Infoera e de que forma seus avanços promoveram reconfigurações no modo de adquirir conhecimento, lidar com a economia e as relações a níveis globais; uma vez que todas as informações agora possam ser acessadas, transmitidas e administradas de qualquer parte do mundo. Ainda decorrente destes avanços fora necessário repensar o espaço propondo, tal qual, as cidades inteligentes como um meio de promover mais acessibilidades e participação popular na gestão urbana. Verificou-se ainda a ascendência dos métodos automatizados no ambiente corporativo que obriga seus administradores a reformular o modelo gerencial a partir de suas táticas ao montar uma equipe de trabalho. Focado neste enredo houve a elaboração de uma cronologia histórica da área de recursos humanos e de seus dispositivos de recrutamento e seleção; desde sua gênese aos dias atuais onde é possível identificar muitos avanços no setor. A partir disto é que se esboçou um estudo de caso detalhando todo o dinamismo de recrutamento de trainees para a AmBev, até então um dos processos seletivos mais concorridos do país. Neste estudo constam as etapas da seleção que podem ser executadas presencialmente ou à distância, destacando as fases que variam desde provas teóricas acerca de lógica, conhecimentos gerais ou fluência em outro idioma; dinâmicas em grupo, encenações, resoluções de cases e entrevistas individuais ou conjunta, para análise de comunicação e entrosamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com