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Intolerância Religiosa

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Por:   •  30/10/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  2.458 Visualizações

Todo processo de estigmatização das religiões afrodescendentes no período pós abolicionista vem agregado principalmente com as influências teóricas no período, final do século XIX e inicio do século XX, principalmente pelas ideias do Positivismo de Comte e sua noção de ``ordem e progresso``, assim como mais adiante com noções do darwinismo sociais e posteriormente o eugenismo. Neste sentido é necessário enfatizar todo processo político institucional de embraquecimento na nova configuração social e da própria identidade nacional que de forma abrupta tenta romper com qualquer influência africana e ameríndia na sociedade brasileira. Neste sentido é importante enfatizar todo o processo de influência eurocêntrica de intelectuais latinos no período que acreditavam que a única maneira de obter o desenvolvimento, ou em outras palavras, o progresso, seria através de ações que rompiam com qualquer influência cultural do que os mesmos consideravam como hábitos bárbaros e primitivos. Seguindo um fluxo contrário, José Marti, grande intelectual e revolucionário cubano, foi um dos únicos a defender a formação da identidade cultural latina de forma autônoma e da consolidação da própria identidade da sociedade latina. Neste sentido temos que salientar que no Brasil esse processo foi o oposto e ocorreu diversos fenômenos de perseguição das religiões de matriz africana e qualquer outro costume ou hábito associado diretamente a influência da negritude em nosso contexto social.

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