TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração

Monografias: Introdução A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES

1.1 As organizações e a administração

O sucesso ou insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São também eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. Assim, para uma organização ser bem-sucedida ela depende de seus administradores.

1.1.1 A organização

As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser organizações formais, como no caso de um exercito ou empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se juntam para jogar vôlei na praia. No entanto, independente de sua forma ou atividade, as organizações partilham algumas características.

Em primeiro lugar, todas as organizações têm um propósito e uma finalidade. Em segundo, todas as organizações são compostas por pessoas. Além disso, as organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais as responsabilidades de cada membro. Assim, uma organização é uma entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros, e tem uma estrutura organizacional.

1.1.2 A administração

“Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Quatro elementos podem ser destacados nessa definição: Processo, coordenação, eficiência e eficácia.

Primeiro, processo é um modo de se fazer algo. Em segundo lugar, a administração consiste na coordenação do trabalho e dos recursos organizacionais para garantir que partes interdependentes funcionem como um todo, procurando alcançar a coerência entre os processos e os objetivos organizacionais. Por último, a administração significa realizar as tarefas e os objetivos organizacionais de forma eficaz e eficiente. Onde eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. E a eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos.

Apesar das diferenças entre os conceitos de eficiência e eficácia, eles estão correlacionados.

1.1.3 Os administradores

Os administradores ou gestores são membros que tem como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito. São os administradores que decidem onde e como aplicar os recursos da organização de forma a assegurar que esta atinja seus objetivos. No entanto, não o fazem sozinhos. Os administradores trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas, ajudando os demais membros a atingir um conjunto de objetivos coerentes para organização.

As atividades de administração ou gestão não estão circunscritas ao presidente ou aos diretores da organização. Muitas outras pessoas na estrutura hierárquica têm igualmente funções da administração, como gerentes, os supervisores, os lideres de equipe, entre outros. O administrador é também responsável pela execução de algumas tarefas, não limitando sua atuação ao planejamento, organização, direção e controle do trabalho dos outros.

Alguns membros das organizações têm como única responsabilidade a execução de uma tarefa ou trabalho específico, sem ter de supervisionar o trabalho do outro.

1.1.4 Níveis organizacionais

Com relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com