TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração

Exames: Introdução A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  4.826 Visualizações

Página 1 de 4

1. Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?

A primeira razão é o interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas a interação de todos dentro das organizações. Empresas bem administradas crescem e prosperam, as más declinam ou vão à falência, e só é possível a recuperação com uma boa administração.

Administradores usam teorias administrativas e organizacionais para a tomada de boas decisões, e no mundo capitalista em que vivemos, estudar e conseguir aplicar tais teorias são vitais para uma empresa

3. Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração?

Porque a administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?

Taylor: Foco na análise dos processos operacionais de trabalho.

Fayol: Foco na análise da organização como um todo.

Weber: Orientação do modelo teórico e descritivo.

A administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola porque a principal característica de ambas é a busca contínua de métodos e técnicas científicas racionais, de caráter universal, sendo assim, o resultado imediato dessa escola é a busca da melhor forma de organizar e administrar.

5. Quais dos princípios defendidos por Fayol pode ser considerada ultrapassada? Justifique?

Os princípios válidos até hoje são: Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais ao interesse geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade de pessoal, iniciativa e espírito de equipe.

Não, a contribuição de Taylor não pode ser considerada ultrapassada, pois muitas empresas utilizam uma mescla de metodologia para seu ambiente de trabalho entre as quais se encontram muitas contribuições de Taylor, como por exemplo, remuneração por produtividade.

7. Como os experimentos da Hawthorne contribuíram para a consolidação da escola de relação humana? Quais são as principais conclusões dessa escola?

Contribuíram através do reconhecimento do papel representado pelos grupos informais e pelo contexto social na produtividade e no comportamento dos trabalhadores.

As principais conclusões dessa escola são: a integração do indivíduo é fato determinante de seu nível de produtividade; o comportamento do indivíduo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence; as organizações são formadas por diversos grupos informais que não coincidem exatamente com sua estrutura formal; uma supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores influencia positivamente a eficiência da organização.

9. Qual é a relação existente entre a segunda guerra mundial e o desenvolvimento da abordagem quantitativa em administração? O que é a pesquisa operacional?

O fim da segunda guerra mundial caracteriza – se pelo desenvolvimento de um conjunto de ciências, com o objetivo de analisar sistemas complexos, o investimento governamental para a solução de problemas matemáticos e quantitativos militares, serviram de base para esse desenvolvimento. Importantes inovações tecnológicas tornaram-se possíveis graças a experimentos matemáticos e físicos entre outros ramos científicos.

No âmbito da abordagem quantitativa, inclui-se um conjunto de técnicas que fazem uso dos métodos quantitativos para a resolução de problemas de gestão. Esse conjunto desempenha papel relevante no apoio de processos de tomada de decisões nas organizações, tornando-se mais racional e eficiente

11. O que é enfoque contingencial? Quais são as principais contingências identificadas pelas pesquisas nestas áreas?

É o enfoque que se baseia na concepção da organização com um sistema aberto, continua interação com o ambiente onde ela está inserida, refutam os princípios universais de administração e defende que uma variedade de fatores, tanto internos como externos às empresas, podem influenciar seus resultados. Principais contingências: incerteza e complexidade do ambiente externo; tamanho da organização; tecnologia; tarefa; características do ambiente externo.

13. O que é o movimento de estudos críticos em administração? Qual a contribuição teórica de Alberto Guerreiro Ramos?

O movimento de estudos críticos em administração refere-se a uma corrente pouco articulada que contribui para com o pluralismo teórico e empírico em estudos administrativos, expondo as faces ocultas, as estruturas de controle e de dominação e as desigualdades presentes nas organizações e desconsideradas nas teorias administrativas tradicionais, mostrando que as coisas não são como aparentam no âmbito organizacional.

Alberto Guerreiro Ramos é um dos autores com contribuição internacional no desenvolvimento de novas teorias administrativas e organizacionais. Ele defende que a atividades dos agentes é o elemento central, pois, sem essa atividade, só restam do fato administrativo elementos materiais e estatutos mortos. Ademais, ele divide o “fato administrativo” em aestruturais, que são as condições materiais de trabalho; estruturais, que é o plano de divisão de tarefas; e estruturantes, que assegura a forma da empresa e toma as decisões necessárias. Ele acima de tudo chama a atenção para o fato de as decisões ocorrerem em um espaço social concreto, onde há diversos elementos internos e externos que condicionam as decisões.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »