TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Serviço Social

Por:   •  8/12/2018  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EXTRA

UFF- Universidade Federal Fluminense

Serviço Social

Professora: Priscila Keiko Sakurada.

Disciplina: Introdução ao Serviço Social

Aluno: Vitor de Oliveira Mello

Turma: l2 (Noturno)

"Considerando o significado sócio-histórico do Serviço Social nas relações sociais, disserte sobre o surgimento e desenvolvimento da profissão, destacando a sua vinculação com a Questão Social, a Igreja Católica e as classes sociais". 

O advento da Revolução Industrial trouxe como impacto social o Pauperismo —crescimento da pobreza em razão proporcional ao crescimento da capacidade social de produzir riqueza— cujo fenômeno é particular do Capitalismo. Por isso, a questão social é vista como causa estrutural do sistema. Consequentemente, em 1848, a classe trabalhadora passa a ter consciência de classe, ou seja, passa de “Classe em si” para “Classe para si”. A luta para os interesses do trabalhador é universalizada.

Diante desta conjuntura, era necessária uma reorganização do capitalismo, de forma a garantir a reprodução da força de trabalho e desmantelar a organização da classe trabalhadora. Os burgueses apoiados pela Igreja Católica resolveram criar um assistencialismo financeiro, alienando o proletariado, através de uma interferência acentuada do Estado — guardião das condições externas da produção capitalista — de forma a legitimar como um setor neutro frente aos trabalhadores.

Este assistencialismo, conhecido como Políticas Sociais, eram ações fragmentadas de manutenção da ordem. Que possuíam um forte viés moralizador e de adequação do sujeito. Uma prática conservadora que era fortemente identificada com a visão da Igreja Católica sobre a questão social, de cunho psicologicamente moralizador atrelado a responsabilidades individuais. A fim de recuperar a imagem da instituição de “protetora dos mais pobres, dos mais humildes”. Através dos filantrópicos, que tinham acesso a classe desfavorecida, a burguesia garantia a continuidade do Capitalismo.

Atualmente, o rompimento dessa barreira conservadora, é um desafio para a Profissão. A moral religiosa acaba se prevalecendo e subjugando outros modos de vida, cotidiano, valores, práticas culturais, políticos e modo de produzir as ideias na sociedade. A relação assistente e usuário é muito vezes prejudicada por conta desse viés.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com