TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Administração

Pesquisas Acadêmicas: Introdução à Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – ÁREAS FUNCIONAIS

Resumo sobre Áreas Funcionais

As áreas funcionais sofreram evolução no tempo, tanto em nome como em sua concepção. O quadro abaixo mostra a linha do tempo em relação às áreas administrativas e incorpora, rudemente, a ideia de sistemas abertos e fechados.

Administração Política de Negócios Liderança nos negócios

Pessoal Recursos Humanos Administração de Pessoas

Vendas Vendas e Marketing Vendas e Marketing

Produção Operação Valor adicionado

Contabilidade Contabilidade Medida de Resultados

Finanças Finanças Finanças

De 1922 a 1945 De 1945 a 1998 A partir de 1999

A visão de ambiente organizacional tornou-se importante no final dos anos 1950 no início dos anos 1960, época em que a teoria de sistema, de Ludwig (1951) foi considerada importante no campo da administração.

A teoria de sistema permite melhor entendimento das funções da empresa e dá visão global da organização e suas inter-relações com o ambiente interno e externo.

Os aspectos do meio e recursos são enfatizados no sistema aberto, ao passo que o sistema fechado limita as informações do feedback para operações, excluindo informação sobre o meio e recursos.

Nas organizações as tomadas de decisão são feitas dentro do contexto de fatores internos e externos à organização, servindo para identificar alternativas de curso de ação. Em síntese, administrar torna-se um processo de guiar um sistema organizacional através de um ambiente que provê recursos, assistência e restrição a um conjunto de objetivos.

ANALISANDO AS PARTES DO MODELO

Inputs: São os elementos de entrada, fatores de produção. Alimentam e ativam o processo organizacional e permitem um resultado.

Outputs: São as saídas produzidas pelo modelo, podendo ou não coincidir com os objetivos preestabelecidos. Podem ser produtos, processos, informações e conhecimentos.

Exemplo de relacionamento input/output:

Input Output

Recursos monetários Resultado financeiro

Recursos materiais Produtos/serviços

Recursos humanos

Conhecimento

Recursos tecnológicos Informação

Informação Sucesso no negócio

Conhecimento

Os inputs influenciam diretamente os outputs, e muitas vezes é difícil conciliar os inputs disponíveis com os outputs desejáveis ou esperados.

O PROCESSO no sistema organizacional é o local onde os recursos são combinados e/ou transformados. O PROCESSO também pode ser chamado de mediador dos elementos de entrada e saída do sistema.

Uma organização só poderá sobreviver se estiver atenta às condições do ambiente, também consideradas elementos de input ao sistema. O aspecto meio constitui fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e de mercado, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao bom desempenho da empresa. O fator de mercado deve ser dividido em mercado fornecedor de matéria-prima e concorrencial.

Dentro da abordagem sistêmica, as decisões tomadas em qualquer função organizacional podem ser tratadas de forma hierarquizada. A maioria das empresas divide hierarquização de sistema de decisões em três níveis.

Na teoria de sistema, somente o processo apresenta uma saída como produto final; as demais saídas são em formas de decisões. Apesar de o processo não ser um elemento de decisão, é uma parte muito importante do sistema, pois é ele que dará condições de avaliar as decisões tomadas nas camadas superiores.

Qualquer que seja a área funcional trabalhada – Operações, Recursos Humanos, Vendas e Marketing ou Finanças – o fluxo de decisões funcionará dentro da mesma hierarquia, ou seja, decisões estratégicas em primeiro lugar, dando subsídios para decisões operacionais.

As decisões estão inseridas em cada camada. A camada n + 1 são as decisões de cúpula ou alta direção e estabelecem o conjunto de políticas geral da empresa e é a camada mais próxima do ambiente externo. A camada 1 é a que está mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com